Casa Castillo / MONOBLOCK

Casa Castillo / MONOBLOCK - Mais Imagens+ 13

Villa Crespo, Argentina
  • Arquitetos: MONOBLOCK
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografías:Javier Agustin Rojas
  • Engenharia: Carlos Calissano
  • Construção: cm2 (Agustín Martedi, Martín Braconi)
  • Ferragens: Marcelo Castels
  • Equipe De Projeto: Marcos Amadeo, Fernando Cynowiec, Juan Granara, Adrian Russo, Alexis Schächter, Ailen Galgani, Marina Zilberman, Aldana Lorenzo, Malena Blanco, Jimena Herrera, Juan Cruz Acevedo Diaz, Javiera Fernandini
  • Cidade: Villa Crespo
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustin Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Castillo é o típico projeto de arquitetura em pequena escala da cidade de Buenos Aires. Encomendas deste tipo tem aparecido com frequência devido a necessidade de modernizar e reformar pequenas casas da cidade, as quais devem ser adaptadas às novas regras do mercado e do código de obras. Esta tipologia é o que chamamos de "casa chorizo", uma tipologia que nasce da típica casa romana, a qual possui como característica principal a presença de um pátio longitudinal ao longo de um dos lados do terreno para iluminar e ventilar os espaços da casa.

© Javier Agustin Rojas

© Javier Agustin Rojas

Esta antiga casa de meados da década de 30, a qual foi reformada múltiplas vezes ao longo dos anos, precisava ser ampliada para melhor acolher os novos moradores que solicitavam ainda a criação de um espaço para um novo ateliê.

© Javier Agustin Rojas

Procuramos manter a estrutura espacial original do térreo da casa, criando aberturas nas paredes existentes para incorporar uma nova organização espacial mais fluida e integrada. Por outro lado, uma estrutura leve foi projetada para abrigar os novos espaços da casa, a qual se apoia sobre esta robusta estrutura pré-existente.

© Javier Agustin Rojas

Por sua vez, a lógica que explica a maneira de percorrer e habitar seus espaços, demandou a instalação de duas novas escadas: uma localizada no fundo do lote, de uso mais privado, e outra implantada na frente da casa, a qual serve prioritariamente o acesso público da casa junto a rua do ateliê. A Casa Castillo é mais um capítulo na história da arquitetura da cidade de Buenos Aires, uma pesquisa contínua sobre este tecido urbano que vem sendo constantemente revisado e atualizado para manter-se vivo e dinâmico.

© Javier Agustin Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Castillo / MONOBLOCK" [Casa Castillo / MONOBLOCK] 18 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911286/casa-castillo-monoblock> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.