Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite

Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Mesa, Janela, Escada, Viga, Cadeira, Corrimão
© António Chaves

Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Janela, Porta, FachadaCasa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Sofá, VigaCasa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Sofá, Mesa, Viga, Cadeira, Terraço, PátioCasa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - JanelaCasa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Mais Imagens+ 34

Figueira da Foz, Portugal
  • Arquitetos: Maria José Pinto Leite; Maria José Pinto Leite
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  488
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:António Chaves
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Ofa, Sanindusa, Sanitana, Umbelino Monteiro, Wedi Lusa
  • Paisagismo: António Moreira
  • Engenharia: ECA Projetos
  • Construtora: Rosete Construções, Lda
  • Cidade: Figueira da Foz
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se da recuperação de uma moradia que em anteriores gerações já tinha pertencido à família da cliente. Situada em zona rural mas perto da praia, os clientes pretendiam uma casa de férias e fins de semana com condições para convidar a família e amigos.

Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Janela
© António Chaves

A casa encontrava-se praticamente em ruínas. Tendo aluído totalmente o sistema de cobertura original, agravou-se o estado dos elementos interiores pois estavam expostos às intempéries. Apenas se recuperaram 3 das 4 paredes exteriores e 2 paredes mestras de travamento interiores. As paredes são em alvenaria de pedra, com cerca de 70 cm de espessura. A cobertura tem estrutura de madeira e telha de barro.

Cortes Longitudinais

O projeto de arquitetura recuperou os volumes outrora existentes e apenas utilizou materiais tradicionais da zona. Adotaram-se, portanto, materiais e soluções construtivas idênticas às originais, incluindo o restauro de alguns elementos existentes. Foi necessário refazer integralmente a cobertura, aproveitando o desvão do telhado para acrescentar um piso de quartos. Isolou-se termicamente as paredes e a cobertura, pelo lado interior.

Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Janela, Viga, Corrimão
© António Chaves

A obra de reabilitação proposta assenta na requalificação construtiva, funcional e estética de todo o imóvel, garantindo a preservação dos elementos arquitetónicos existentes, otimizando a resposta às ações sísmicas pela adoção de soluções de reforço estrutural. Neste projecto, foi dada importância á sustentabilidade. O sistema de climatização aproveita a energia solar, incluindo o aquecimento da piscina.

Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Janela, Corrimão
© António Chaves

A intervenção incluiu:
• Readaptação interior do piso do rés-do-chão para afetação de áreas sociais, incluindo a instalação de uma cozinha / sala de refeições, sala de estar de duplo pé direito, lavabo social, sala de jogos, lavandaria, e dois quartos e instalação sanitária para visitas. Para o logradouro situado a sul localiza-se uma área de pátio exterior coberto, jardim e piscina;
• Aproveitamento do desvão da cobertura (sótão) em tipologia de águas furtadas, afeto às áreas privativas de repouso e descanso, com instalação de quatro suites e área de escritório.

Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite  - Janela
© António Chaves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Figueira da Foz / Maria José Pinto Leite " 19 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/911154/casa-na-figueira-da-foz-maria-jose-pinto-leite> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.