FBF Collezione / N2B Arquitetura

FBF Collezione / N2B Arquitetura - VigaFBF Collezione / N2B Arquitetura - Fachada, JanelaFBF Collezione / N2B Arquitetura - VigaFBF Collezione / N2B Arquitetura - Imagem 5 de 56FBF Collezione / N2B Arquitetura - Mais Imagens+ 51

Jardim Nova Alianca Sul, Brasil
  • Arquitetos: N2B Arquitetura; N2B Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3516
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blue Sol, Gail, Trespa, Weisberg
  • Projeto De Pressurização E Ar Condicionado: Termopress Refrigeração e Projeto de Pressurização Ltda.
  • Projeto Estrutura Pré Moldada: Marka
  • Projeto Estrutura Metálica: Ferriani
  • Projeto Estrutural: Weisberg
  • Projeto Ar Condicionado: Engelux
  • Projeto Hidráulico/ Elétrica/ Bombeiro: Brocanelli
  • Elevadores: Villarta
  • Projeto Energia Solar: Blue Sol
  • Projeto Luminotécnico: Lucenera
  • Projeto Automação: Kumasa
  • Projeto Elétrica/ Hidráulica: B & L Engenharia
  • Construtora: MVA Construtora
  • Arquitetos Responsáveis: Caio Yoshiaki Nagano, Rodolfo Biagi Becker
  • Cidade: Jardim Nova Alianca Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma garagem criada a partir do anseio de um colecionador: a contemplação. Projeto pensado para atender expectativas em relação a armazenamento, exposição e manutenção de um acervo de motos e carros clássicos que foram selecionados ao longo de quase 3 décadas, dentre eles carros únicos na América do Sul. Dessa forma, as soluções arquitetônicas para acessibilidade e espacialidade adotadas para concepção do edifício, priorizam atender todas as necessidades desse valioso acervo. Os acessos estão localizados em diversas faces do edifício, de forma que os veículos possam transitar através do percurso sem dificuldade, inclusive de um pavimento para o outro.

FBF Collezione / N2B Arquitetura - Viga
© Fran Parente

No centro do edifício, abre-se o átrio estruturado em uma complexa estrutura metálica, onde está locado um elevador de automóveis com capacidade para 3 toneladas, possibilitando um fácil deslocamento do acervo para todos os 3 pavimentos do edifício. Junto a caixa de elevador, encontra-se a escada de acesso principal dos pavimentos, também em estrutura metálica. O átrio central possibilita a entrada de luz controlada e a transparência entre um pavimento e outro. Diferente dos outros pavimentos, o subsolo possui o mínimo de entrada de luz e troca de ar externo possível, tornando-o mais estanque e naturalmente refrigerado, um ambiente propício para conservação.

FBF Collezione / N2B Arquitetura - Imagem 34 de 56
© Fran Parente
Planta Térreo

No térreo, localizam-se as oficinas e o pátio de exposição principal, este com um vão de impressionantes 30 metros de comprimento e pé direito de 9 metros de altura, executados em estrutura pré-fabricada. Nessa mesma estrutura, está fixada a passarela metálica onde são expostas as principais motos do acervo. Na área externa, foi criada uma grade para a proteção e privacidade do edifício, que também permite abertura para 3 taludes, criados com o propósito de atender eventos do ramo e, ocasionalmente, usado como heliponto. Sob esses, foi instalado um reservatório de 70.000 litros de água pluvial que é captado pelo telhado, responsável por abastecer os vasos sanitários, torneiras da oficina e irrigação.

FBF Collezione / N2B Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Fran Parente

Além dessa captação de águas pluviais, o telhado abriga um grande sistema de energia solar com mais de 160 placas fotovoltaicas com capacidade para gerar energia suficiente para tornar o prédio totalmente autossuficiente. O edifício possui um complexo sistema de ar condicionado integrado com equipamentos de exaustão de fumaça que atendem as especificações do corpo de bombeiros e, também, mantêm a pressão interna positiva em dias de tempestade de poeira, conservando o acervo limpo. A iluminação é feita em LED com as tubulações galvanizadas aparentes. Aspecto que ressalta o caráter industrial característico de uma garagem.

FBF Collezione / N2B Arquitetura - Janela, Fachada, Viga
© Fran Parente

Na parte da oficina todas as pias e ralos foram projetados com um sistema que separa o óleo, armazenando-o em um local isolado e impedindo que esses resíduos sejam descartados de forma inadequada. O sistema construtivo (pré-moldado) foi escolhido por se tratar de um material atemporal com caracterizas robustas, o qual foram especificadas placas mais grossas que as convencionais com isolamento térmico, dispensando qualquer outro tipo de revestimento ou pintura. O prédio foi concebido com as melhores e mais atuais técnicas disponíveis no mercado, respeitando a função do objeto acima de tudo.

FBF Collezione / N2B Arquitetura - Fachada, Janela
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Irene Toniolli Domench - Jardim Nova Alianca Sul, Ribeirão Preto - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "FBF Collezione / N2B Arquitetura" 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910929/fbf-collezione-n2b-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.