Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura

Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Janela, Urbano, Fachada, BalcãoDuas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Porta, Escada, CorrimãoDuas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Janela, FachadaDuas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Imagem 5 de 42Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: Orgânica Arquitectura; Orgânica Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Do Mal o Menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CS Telhas, Cortizo, Revigres, Sotecnisol, Weber
  • Colaboração: José Roque, Gary Barber, José Santos, Carlos Paulo, Ruben Lourenço, Vitor Sá, João Cordeiro
  • Estrutura, águas, Esgotos E Gás Csap: Cristina Pimenta
  • Electricidade Ited, Térmica: Sala de Desenho
  • Engenharias: Rui Martins
  • Arquiteto Responsável: Paulo Serôdio Lopes
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto
O atelier Orgânica acabou de concluir as obras de reabilitação das duas casas geminadas no bairro da Calçada dos Mestres, junto ao Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa. As casas ficam situadas num bairro originalmente de gênese social, onde as ruas não têm nome e a toponímia é meramente numérica.

Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Urbano, Janela
© Do Mal o Menos

Situam-se na chamada Rua Um, onde a presença do Aqueduto das Águas Livres, que atravessa o bairro em direção ao vale de Alcântara, é predominante. Aqui foi construído, no século XIX, o Bairro Novo de Campolide e já no período de 1940-1943, a sul da Calçada dos Mestres, foi erguido o Bairro Social da Calçada dos Mestres.

Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Janela, Urbano, Fachada, Balcão
© Do Mal o Menos

O projeto consistiu na alteração e ampliação das casas existentes introduzindo uma nova organização espacial de acordo com as exigências da vida presente.

Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Janela, Fachada
© Do Mal o Menos
Corte 01

Mas não foi só o interior a modificar-se. A partir do interior rasgam-se janelas do chão ao teto que procuram na fachada múltiplas direções, por inflexões das paredes. Estas novas aberturas são mecanismos que captam enquadramentos e aspetos especiais da paisagem e, ao mesmo tempo, de forma inversa, prolongam o espaço do habitar. As casas distinguem-se apenas pelas cores das portas de entrada e das floreiras.

Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Imagem 5 de 42
© Do Mal o Menos

O projeto implicou a demolição parcial das casas existentes, embora a fachada principal tenha sido preservada. Já com um desenho mais depurado e contemporâneo foi recuperada a expressão dos vãos, das floreiras e do alpendre. As paredes exteriores foram rebocadas e pintadas na cor branca e as lajes, na cor cinzenta, ficaram marcadas nos novos alçados. A cobertura foi revestida a telha plana vermelha.

Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Janela, Fachada
© Do Mal o Menos

No interior das casas, a entrada e a zona social ficam situadas no piso térreo. A entrada é um vestíbulo de onde se acede simultaneamente à cozinha, à sala de estar e às escadas. A sala de estar desenvolve-se na fachada de trás, rasgada por vãos e paredes infletidas e com uma ligação ao logradouro, através de escadas exteriores.

Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura - Bancada, Janela, Pia
© Do Mal o Menos

No primeiro andar encontra-se os espaços mais privados da casa. Os quartos desenvolvem-se nos alçados laterais. Existe ainda um sótão e uma cave. No total, as casas têm aproximadamente 600 metros quadrados.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Duas casas na Calçada dos Mestres / Orgânica Arquitectura" 11 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910795/duas-casas-na-calcada-dos-mestres-organica-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.