Estação de Energia e Escritórios da Enka / GAD Architecture

Estação de Energia e Escritórios da Enka / GAD Architecture - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: GAD Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Soner Gürsoy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Erbay Aluminium, Glass Cladding Façade, Metcam, Steel Project
© Soner Gürsoy

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura para sistemas de infraestrutura, como transporte, energia ou outros serviços públicos, tem consistentemente empregado materiais industriais para obter continuidade material e estrutural com a infraestrutura técnica que eles atendem. Neste edifício administrativo de uma usina de gás natural da empresa ENKA, localizado na região de Adapazari no oeste da Turquia, escolheu-se abordar uma arquitetura de aço e vidro com atenção detalhada ao contexto rural e às necessidades operacionais de sua equipe de engenharia.

O projeto para o edifício administrativo da ENKA Station responde aos requisitos técnicos para o gerenciamento da estação de energia, além de fornecer um ambiente de escritório exemplar em um local rural. Isto é conseguido através de uma estética estrutural que fornece eficiências ecológicas e um ambiente de escritório ideal para os funcionários. Esta arquitetura, uma aplicação robusta de um sistema de construção em aço leve e vidro, gera um ambiente interior contemporâneo com prioridades estéticas e ambientais. A luz do sol, os elementos espaciais e naturais são equilibrados no interior, criando um local de trabalho positivo, mas também gerando economias importantes na energia elétrica, uma característica importante em um prédio dedicado ao gerenciamento de energia.

© Soner Gürsoy
Planta - Térreo
© Soner Gürsoy
Planta - 1º Pavimento
© Soner Gürsoy

Essa orientação de uma arquitetura que prioriza o bem-estar no local de trabalho e as preocupações ambientais é derivada de estruturas de aço e vidro completamente modernistas e otimizada para a topografia natural do local e da organização interna. O edifício de dois pavimentos consiste em uma série de caixas de vidro escalonadas e organizadas dentro da estrutura de aço. Estas caixas de vidro são inseridas na estrutura exposta de arcos, cintas e treliças em torno de uma série de pátios. Foram utilizados três tipos diferentes de vidro: temperado, opaco e transparente.

Localizada em uma área sísmica ativa, a estrutura resultante também teve que acomodar regulamentações rígidas de construção. Este projeto concretiza a arquitetura de aço performativa, ainda que de uma maneira original e elegante, não comumente encontrada em edifícios para infraestrutura. A localização rural e as necessidades técnicas também são sutilmente equilibradas para dar peso simbólico a uma arquitetura preocupada com seu desempenho funcional.

© Soner Gürsoy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sakarya, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Energia e Escritórios da Enka / GAD Architecture" [Enka Power Station Headquarters / GAD Architecture] 23 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910774/estacao-de-energia-e-escritorios-da-enka-gad-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.