Casa 713 / Junsekino Architect and Design

Casa 713 / Junsekino Architect and Design - Mais Imagens+ 15

Nonthaburi, Tailândia
  • Arquitetos: Junsekino Architect and Design; Junsekino Architect and Design
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Spaceshift Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  SCG, Siam Yamato
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cultura Tailandesa as áreas coletivas das residências são espaços importantes que permitem a proximidade do convívio familiar, dando sentido ao que se entende por 'lar'. Este e tornou, portanto, o conceito principal e norteador do projeto da Casa 713, uma residência unifamiliar no subúrbio de Bangkok. Os proprietários decidiram demolir a casa antiga e construir uma nova, que teve como principal objetivo de projeto expandir as áreas funcionais e criar mais interação entre os membros da família, além de também aproximar as pessoas da natureza, pontos os quais eram faltosos na antiga residência. 

© Spaceshift Studio

Um terreno retangular é dividido em dois. Um dos lados contém a massa do edifício enquanto o outro lado é transformado em paisagem. Para introduzir o máximo de natureza possível no espaço interior, algumas partes do volume foram subtraídas, criando um vazio que permite a passagem do vento e da luz natural. Além disso, o proprietário pode apreciar a paisagem do jardim através das aberturas.

© Spaceshift Studio
Planta - Pavimento Térreo
© Spaceshift Studio

O projeto de arquitetura dividiu explicitamente o zoneamento espacial do espaço coletivo e íntimo. Com inspiração em uma casa tradicional tailandesa, a maior parte da função do primeiro andar é uma área comum, enquanto no segundo andar está localizada toda a área íntima. A maioria dos espaços foi projetada para ser uma espécie de transição entre o interior e exterior, algo como um espaço semi-externo que permite ventilação natural e a penetração da luz natural. Há também alguns elementos com água que buscam trazer alguma serenidade para os espaços, sem perder a atmosfera vibrante do coletivo. Além disso, o telhado é projetado para ser um espaço de exercício para os moradores, onde eles podem apreciar a paisagem do subúrbio de Bangkok.

© Spaceshift Studio
Fachada 04
© Spaceshift Studio

A arquitetura é misturada à natureza circundante a partir de sua materialidade. O vidro ajuda a deturpar o limite entre o espaço interior e o exterior. Para a fachada, foi utilizada tela de madeira e malha de metal em algumas partes para preservar um pouco de privacidade sem privar o visual do exterior. Com o uso de estruturas vazias e de aço, a solidez da forma diminui.

© Spaceshift Studio

É importante ressaltar que algumas madeiras da casa anterior foram preservadas e reutilizadas nesta casa, como pisos e acabamentos. Isso dá uma certa sensação de nostalgia a família, além de ajudar a economizar no custo de construção. A combinação de cada detalhe e elemento é delicadamente projetada para realmente satisfazer o proprietário.

© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 713 / Junsekino Architect and Design" [713 / Junsekino Architect and Design] 06 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910568/casa-713-junsekino-architect-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.