Casa Tranquil / FORM/Kouichi Kimura Architects

Casa Tranquil / FORM/Kouichi Kimura Architects - Mais Imagens+ 18

© Yoshihiro Asada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desenvolvido por Fort-Kimura localiza-se às margens de uma movimentada rodovia na cidade de Shiga, no Japão. Neste amplo terreno de propriedade da família, junto à uma fabrica de concreto e a casa dos pais, nosso cliente decidiu construir sua própria residência. Estas estruturas incompatíveis criam uma sensação bastante confusa no entorno, por isso, decidimos por desenvolver um projeto que dominasse a paisagem, e protegesse a propriedade dos olhos curiosos e da movimentada rodovia. Assim, implantamos a casa segundo o eixo norte-sul e voltada para o descampado do terreno, onde ela se abre para a paisagem, incorporando-a junto a seus espaços internos mais contidos. Um recuo central na fachada simétrica marca a entrada principal da casa em um movimento quase que escultórico. A solidez dos volumes de concreto, espessos e pesados, adicionam ainda mais dramaticidade e profundidade ao projeto. Eles também funcionam como um anteparo, uma barreira que proteje a intimidade do edifício e da propriedade da família.

© Yoshihiro Asada
Planta
© Norihito Yamauchi

Do lado de dentro do hall de entrada, o espaço cênico criado pelos volumes de pé-direito duplo acolhe os visitantes sob a delicada luz zenital que entra pela cobertura da casa. Este espaço é delimitado por paredes laterais de vidro que ampliam a sensação de espaço. As duas paredes de concreto aparente apontam o caminho que leva à sala principal, marcando a passagem para o espaço íntimo da casa. Nesta passagem, uma porta pode ser aberta ou fechada de acordo com necessidades e ocasiões específicas.

© Yoshihiro Asada

Os espaços de convívio encontram-se conectados uns aos outros, acolhidos por um grande volume de concreto que define o coração da casa. Dentro deste espaço fluído e contínuo, são as diferentes alturas de pé-direito que definem delicadamente onde um espaço começa e onde ele termina. Ao mesmo tempo, uma luz pontual criada por uma abertura cuidadosamente desenhada, produz uma iluminação dramática que contribui para que o espaço pareça ainda mais profundo.

© Norihito Yamauchi
Cortes
© Norihito Yamauchi

Ao fundo do corredor criado a partir da entrada, criamos um espaço semi-aberto que pode ser utilizado de diferentes maneiras, incorporando-se tanto ao espaço fechado da casa quanto ao espaço exterior da varanda, proporcionando ainda mais versatilidade e leveza à um projeto aparentemente rígido e pesado.

© Norihito Yamauchi

Os ladrilhos utilizados no piso da sala continuam livremente até o terraço, produzindo uma sensação de continuidade espacial, desfocando os limites entre os espaços internos e externos da casa. Através da fachada de vidro voltada para o lado norte, é possível apreciar a vista da paisagem, emoldurada pela linha horizontal da parede, fazendo com que a casa pareça um quadro vivo. A sequência de espaços que se desdobram ao longo do percurso, proporcionam uma sensação de tranquilidade e requinte à vida cotidiana de seus moradores.

© Yoshihiro Asada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tranquil / FORM/Kouichi Kimura Architects" [Tranquil House / FORM/Kouichi Kimura Architects] 06 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910511/casa-tranquil-form-kouichi-kimura-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.