Torre Belvedere / René van Zuuk Architects

Torre Belvedere / René van Zuuk Architects - Mais Imagens+ 12

© René van Zuuk Architekten

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre Belvedere é um edifício icônico, criado para responder a uma série de restrições técnicas e normativas do terreno, enquanto busca ampliar seus espaços construídos e proporcionar mais privacidade às unidades.

© Peter van Mierlo

Localizada na cidade de Hilversum, a torre está implantada em meio à uma esplanada impessoal, a típica paisagem urbana do pós-guerra. Durante os anos oitenta, junto a este enorme conjunto de edifícios residenciais de quatro pavimentos, outras seis torres modernistas foram construídas. O único espaço que permaneceu desocupado ficava na tangente de uma curva acentuada junto ao desvio que leva a Oosterengweg, uma das mais importantes vias desta pequena cidade. Devido à posição estratégica do terreno, as autoridades incentivaram à construção de um edifício icônico, um novo marco urbano que marcasse a porta de entrada da cidade de Hilversum. Devido às características físicas do local, a torre é visível à partir de todos os pontos da cidade e por isso, era necessário projetar um edifício com características únicas e originais.

Planta - 03 / Fachadas
Planta - 04 / Cortes

Embora o terreno triangular possua uma área bastante generosa, de fato, ele encontrava-se limitado por uma série de condições muito restritivas, incluindo enormes recuos em relação aos limites do lote, bem como a presença de uma complexa rede de tubulações e instalações públicas que passam à poucos metros abaixo do solo. Como resultado disso, a área de projeção do edifício limitava-se à apenas 450 m2 (15% da área total do terreno). Além destas limitações, o gabarito máximo definido para o local era de apenas onze pavimentos, isso significava que, de acordo com os estudos desenvolvidos pelos arquitetos, seria possível inserir não mais de que 44 unidades residenciais. Por outro lado, estudos realizados apontavam que um edifício com menos de 55 unidades seria inviável para os empreendedores. Considerando isso, nossa abordagem propunha um edifício que expandia sua área de piso à medida que subia em altura, criando enormes balanços para melhor aproveitar o envelope possível de construção dentro do terreno.

© Bas Gijselhart

Estruturalmente, estes balanços cinematográficos são resultado de um simples equilibro de massas, ou seja, dimensões iguais para ambos os lados da coluna central do edifício, criando assim uma planta em forma de cruz. Este tipo de organização espacial proporciona, em última instância, plantas incrivelmente flexíveis, somando um total de 55 unidades, sendo que nenhuma delas é igual à outra. Os apartamentos são sempre contrapostos uns aos outros, como se estivessem completamente isolados, além de possuir acesso a uma grande varanda privativa com amplas vistas para a cidade.

© René van Zuuk Architekten

A palavra que dá o nome ao edifício, "belvedere", em italiano significa "bela vista". Isso se deve ao fato de que cada apartamento possui incorporado à seus espaços, amplas vistas para o panorama da cidade de Hilversum ao norte enquanto que as unidades ao sul, miram em direção à floresta.

© Lisanne Redegeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Crossroad of Linschotenlaan and Oostereind, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Belvedere / René van Zuuk Architects" [Belvedere Tower / René van Zuuk Architects] 01 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910506/torre-belvedere-rene-van-zuuk-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.