Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre

Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Janela, FachadaLar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Janela, FachadaLar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Janela, FachadaLar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - JanelaLar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Mais Imagens+ 52

Descrição enviada pela equipe de projeto.
Este edifício teve o início da sua construção em 2015 tendo sido completamente finalizado em 2018. Trata-se de  uma estrutura residencial para pessoas idosas com 10 quartos duplos e 4 quartos individuais, prefazendo 24 camas, tendo todos os quartos instalações sanitárias próprias.

Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Orla, Urbano
© João Morgado

Este edifício pretendeu colmatar uma necessidade de camas adicionais tendo funcionalmente alguns serviços partilhados com uma unidade de cuidados continuados contígua ao mesmo. Foi criada uma ligação interior e estabelecidas algumas circulações funcionais entre os dois.

Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Janela, Fachada
© João Morgado
Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Imagem 51 de 57
Planta - Segundo Pavimento
Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Fachada, Janela
© João Morgado

A volumetria proposta nasce do aproveitamento da área de lote disponível e da necessidade de ligação ao edifício existente de forma a estabelecer o espaço mínimo à viabilidade programática do projeto. O conceito assume-se neste princípio e na obtenção de uma vivência muito particular e direcionada para os utentes. O volume desmaterializa-se através da projeção dos quartos para fora do mesmo, em que se distorcem os planos de fachada na procura de um momento formal irrepetível que se traduz em atmosferas e leituras de espaço singulares como que o assumir de uma especificidade que cada utente deve ter. A atenção ao utilizador foi sempre o principal objetivo, sendo a "captura" da maior área possível de paisagem/espaço exterior para o interior de cada quarto a maior concretização.

Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Banheiro, Chuveiro
© João Morgado
Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Imagem 57 de 57
Corte H
Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Janela
© João Morgado

O transformar do plano de fachada interior de um quarto com 2,70 metros de pé-direto num plano exterior de fachada com 3,5/4,5 metros de altura de certa maneira trouxe luz antes inacessível. A complexidade geométrica que resulta define e marca a imagem do edifício que ao introduzir uma expressão de elementos verticais teve como objetivo estabelecer uma relação com a envolvente arbórea e com a marcação dos prédios ao longo do arruamento do edifício. Em suma o projeto resulta de um programa, um conceito de vivência e uma relação com a malha urbana.

Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre - Janela, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Manuel Pires Filipe (Avenida Marginal), Ponte de Sor, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia / Nuno Piedade Alexandre" 07 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910492/lar-de-idosos-da-santa-casa-da-misericordia-nuno-piedade-alexandre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.