Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia

Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 2 de 20Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 3 de 20Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 4 de 20Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 1 de 20Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Collado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Knauf, Roca, Tarkett, Teminsa, petlamp.org
Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 13 de 20
© Manuel Collado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a escola de musicalidade nasce de uma grande conversa ao redor dos processos de aprendizado musical. Como resultado desta simbiose surgiram conceitos centrais aos quais a arquitetura do novo espaço deveria responder: despertar a curiosidade musical e pela descoberta, o círculo da prática coletiva e comunitária, além da consciência sobre espaço, corpo e sustentabilidade.

Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 6 de 20
© Manuel Collado

Estes conceitos foram desenvolvidos a partir das seguintes ferramentas:

Luz e cor
Sem dúvidas o primeiro elemento central da intervenção no térreo e subsolo é fornecer qualidade luminosa ideal para as atividades que ocorrem em cada um de seus espaços. Buscamos obter a maior quantidade de luz natural possível no interior, sempre negociando com a exigência de isolamento acústico das salas de música. Para conseguir isso, abrimos um círculo de 2 metros de diâmetro na sala "Água" da entrada para que entre luz em profundidade sobre os espaços distribuidores. Sobre a sala "Terra" do mezanino, introduzimos um elemento periscópio para conectar interior e exterior luminosamente.

Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 7 de 20
© Manuel Collado

Energia
Trabalhou-se com a energia de forma inovadora em diversos níveis: de forma direta, com uma gestão responsável da demanda através do desenho da instalação e do tipo de contrato. Depois, trabalhou-se sobre a harmonização de padrões energéticos mais sutis, combinando materiais e cores, onde as energias da madeira e os tons azuis imersos das salas se equilibram com a energia fluida e dinâmica das áreas comuns por meio de um piso vermelho que funciona como um tapete coletivo. Esta polaridade de tons dinamiza ou acalma o espaço em função da atividade. A Inteligência Ambiental se completa por meio de uma organização consciente do espaço, seguindo uma distribuição a partir do I Ching e os cinco elementos.

Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 16 de 20
Axonométrica

Música e geometria
O círculo foi uma constante na ideia de aprendizado musical e funciona como uma geometria unificadora a diversos níveis. Primeiro, como símbolo de comunidade na prática musical, transmitindo o tipo de interações musicais em grupo dessa escola. Segundo, como símbolo geométrico arquetípico da unidade, onde por meio de sua repetição em diversas escalas, desde a iluminação às aberturas de vazios, organiza uma forma espacial de composição musical. A harmonia ambiental se completa por meio do triângulo, que aparece no tratamento dos roda-pés e o quadrado/retângulo próprio das formas das salas de aula. Estas três geometrias foram consideradas fundacionais em todas as tradições de conhecimento ambiental. 

Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia - Imagem 5 de 20
© Manuel Collado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de Padilla, 88, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Musicalidade / Manuel Collado Arpia" [Escuela de Musicalidad / Manuel Collado Arpia] 01 Fev 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909906/escola-de-musicalidade-manuel-collado-arpia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.