MUDcafeteria / Anna Schweiger + Jaap Willemsen

MUDcafeteria / Anna Schweiger + Jaap Willemsen - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Anna Schweiger, Jaap Willemsen; Anna Schweiger, Jaap Willemsen
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Parceiros: NKA-Foundation
  • Concursos: Participação no 4th Earth Architecture Competition
  • Custo Total: 19.000 euros
  • Tempo De Construção: Aprox. 12 semanas (09 de julho a 02 de outubro)
  • Cidade: Sang
  • País: Gana
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Anna Schweiger

Descrição enviada pela equipe de projeto. A MUDcafeteria é o centro de uma escola vocacional no norte de Gana. Foi construída no verão de 2017 por estudantes da TU Viena, juntamente com os moradores da comunidade local. A construção foi concluída após 12 semanas com um orçamento definido em 20.000 euros. Era importante construir a cafeteria não apenas como um lugar para comer, mas também como um centro para reuniões sociais. Um lugar onde os alunos têm a oportunidade de relaxar e socializar num clima interno confortável. Se necessário, o prédio também pode ser usado pela comunidade local para pequenos eventos.

Planta Baixa
Cortesia de Anna Schweiger

O projeto é baseado em um sistema modular que pode ser repetido continuamente. Os módulos são estruturas independentes, que permitem extensões sucessivas do edifício. A planta foi rasterizada e padronizada, para que fosse construída usando apenas dois sistemas de formas diferentes e um tipo de viga de aço composta. Nós tentamos usar principalmente materiais locais sustentáveis e reduzir o uso de cimento usando-o apenas para os elementos de apoio de carga ou de resistência às intempéries. Devido às constantes temperaturas altas na região, é essencial manter o edifício fresco. Para criar um clima confortável nos espaços internos, planejamos a estrutura de acordo com um princípio de duas camadas. A área externa coberta, em torno da estrutura, protege a área interna da chuva e da luz direta do sol.

Cortesia de Anna Schweiger

As paredes externas, que consistem em 45 cm de terra batida (sem cimento), funcionam como reguladores térmicos, estabilizando o temperatura interna durante o dia. A lama nas paredes armazena calor e controla a umidade e o som. Além disso, absorve os poluentes do ar e é resistente ao fogo. Por causa dos “módulos de vento/luz” conectados, o edifício é bem ventilado e a luz natural indireta alcança a porção interna do edifício. Para aumentar o efeito de resfriamento natural, os principais eixos da lanchonete estão posicionados em um ângulo reto em relação ao vento. O telhado é feito de metal corrugado, comum nesta região por causa das fortes chuvas. Para redução de ruído durante a estação chuvosa e para reduzir as emissões de calor do telhado, esteiras de palha produzidas localmente foram penduradas para atuar como uma sub-estrutura para ventilação. Desta forma, o interior permanece relativamente frio, mesmo nos dias mais quentes.

Cortesia de Anna Schweiger

O edifício é composto por três partes independentes. A maior delas, uma sala multiuso, será usada como sala de aula por enquanto. Na sala menor, há um balcão com uma abertura de serviço ligado ao espaço central semi-externo. Diferentes zonas foram criadas em torno do edifício, de áreas maiores e abertas a áreas mais privadas. O telhado projetado, os assentos nos nichos entre as colunas (feitos de terra batida com cimento), bem como os assentos frontais e elementos dos canteiros com vegetação, formam um espaço externo para comer, socializar e descansar. As persianas, que foram feitas de sobras de madeira da construção e corda produzida localmente, fornecem sombra e definem a área da varanda da frente. Peças de madeira da construção que sobraram também foram usadas para construir alguns móveis, como o balcão da cozinha. O equipamento de cozimento e o tanque de água da chuva estão situados atrás do prédio.

Corte Diagrama
Cortesia de Anna Schweiger

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tamale - Yendi Rd, Sang, Gana

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "MUDcafeteria / Anna Schweiger + Jaap Willemsen" [MUDcafeteria / Anna Schweiger + Jaap Willemsen] 09 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909851/mudcafeteria-anna-schweiger-plus-jaap-willemsen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.