Casa mq2 / bp arquitectura

Casa mq2 / bp arquitectura - Mais Imagens+ 31

Mendiolaza, Argentina
  • Arquitetos: bp arquitectura; bp arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  626
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JOHNSON ACERO, Marmolería Virgen de Pompeya, Noval Aberturas, Patagonia Flooring & Decks
  • Cálculo Estrutural: Horacio Moreyra
  • Arquitetos Autores: Franco Priotti e Ariana Ber
  • Construção: Franco Priotti, Guillermo Prietto, Juan Rodriguez
  • Equipe De Projeto: bparquitectura
  • Cidade: Mendiolaza
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se encontra implantada dentro de um terreno privilegiado com grandes visuais aos pequenos montes do Vale de Punilla. Situado em um empreendimento fechado a noroeste de Córdoba, em Mendiolaza, possui uma topografia acidentada, com grandes desníveis, os quais nos permitiram brincar com dois volumes que se apoiam um sobre o outro e que, por sua vez, descarregam seus esforços sobre o terreno natural e que, em alguns momentos, ficam suspensos no ar gerando grandes balanços que reforçam a ideia de volumes monolíticos. Para alcançar essa imagem trabalhamos com concreto aparente in situ com armação fenólica. Este material é nobre, clássico, tradicional e de baixa manutenção, assim como a pedra que foi utilizada para as contenções das obras de terraplanagem e para o embasamento da casa.

© Gonzalo Viramonte
Axonométrica
© Gonzalo Viramonte

Buscou-se relacionar o projeto com a paisagem por meio das visuais, gerando grandes superfícies envidraçadas com portas de correr que conectam o espaço interno com uma grande galeria e varandas, tanto nas partes mais públicas, quanto privadas da casa. Por outro lado, também se buscou a privacidade em relação à rua e os vizinhos através de grandes superfícies de concreto que protagonizam a entrada principal e fecham a varanda e pátios de ventilação que só podem ser acessados a partir do espaço privado. Além disso, graças ao jogo de volumes e desníveis, foi possível situar uma garagem para dois veículos e uma sala de jogos em um local visualmente protegido.

© Gonzalo Viramonte
Corte 4-4
© Gonzalo Viramonte

O programa foi distribuído da seguinte forma: na caixa inferior estão as áreas de uso social, como a entrada principal, cozinha, salas de estar e jantar, lavabo, galeria, churrasqueira, além das áreas de serviço, como garagem, lavanderia, dormitório e acesso de serviços. Na caixa superior está o setor privado da casa, com o espaço de estar íntimo, dormitórios e banheiros. Por último, duas grandes varandas acessíveis, uma a partir dos dormitórios e do estar com vistas às montanhas, e outra que funciona como um pátio fechado situado em cima da garagem, acessada pelo estar privado, que funciona como articulador e túnel conector entre ambos os espaços externos.

© Gonzalo Viramonte
Corte 2-2
© Gonzalo Viramonte

A relação entre a forma e a linguagem da arquitetura com o programa e função da residência foi o que desencadeou a ideia originária da casa, sendo a inspiração principal a natureza, com as suas visuais e o entorno imediato.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa mq2 / bp arquitectura" [Casa mq2 / bp arquitectura] 22 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909504/casa-mq2-bp-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.