Casa Finca Cuyaya II / HORIZONTAL ARQUITECTOS

Casa Finca Cuyaya II / HORIZONTAL ARQUITECTOS - Mais Imagens+ 20

San Salvador de Jujuy, Argentina
  • Arquitetos: HORIZONTAL ARQUITECTOS; HORIZONTAL ARQUITECTOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  516
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, JOHNSON ACERO, Kohen Iluminación., Ortiz Maderas, Patagonia Flooring
© HORIZONTAL ARQUITECTOS

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno destinado a esta residência unifamiliar está situado em uma região na parte oeste da cidade de San Salvador de Jujuy. O lote de 25x47 metros é acessado por sua frente sul, e a grande inclinação descendente lhe gera uma posição privilegiada em relação à paisagem. Neste bairro o tipo de edificação permitida é a isolada e, apesar destas condições, manter a privacidade é um desafio.

© HORIZONTAL ARQUITECTOS

A proposta busca tanto a relação com a paisagem, como estabelecer privacidade, desta forma se materializam diferentes graus de abertura, desde a máxima ao norte, com filtros ao sul, até chegar às paredes cegas no leste e oeste.

Planta - Acesso

A construção se desenvolve em dois pavimentos e os diferentes espaços são organizados ao redor de um pátio que melhora as condições de isolamento e ventilação natural. No nível 0, está o programa para uma residência com três dormitórios, enquanto no -1 foram distribuídos os usos de serviços, a churrasqueira e a piscina. Esta disposição gera dois tipos de relação com a paisagem e com o solo.

© HORIZONTAL ARQUITECTOS

Foram empregados dois sistemas construtivos arquetípicos, uma construção maciça (úmida) e uma construção leve (seca). Um embasamento de concreto armado aparente serve como contenção do terreno e recebe a construção leve do nível 0, formada por uma estrutura de perfis metálicos e revestimento de madeira. A escolha deste material reside no fato de ser compatível com o sistema construtivo escolhido, em sua força expressiva, versatilidade de uso (revestimento, filtros e marcenaria) e suas propriedades térmicas. Tanto no revestimento, quanto nas peças de marcenaria, foram utilizadas as tábuas em forma vertical, favorecendo a continuidade visual entre os diversos elementos construtivos.

Vistas Laterais

Em síntese, "uma casa mirante, concebida como um refúgio a partir do qual se domina a natureza, uma casa constituída essencialmente por uma cobertura que fixa a visão horizontal e um plano de fachada que é o mais transparente possível, de modo que o espaço interno se projeta sem limites em relação à paisagem circundante.".

© HORIZONTAL ARQUITECTOS

Especificações técnicas

Revestimento externo (painéis) : Estrutura metálica vertical tubular, encaixes de madeira de Pacará (Timbó). Revestimento em painéis de Pacará 22x95mm encaixados, acabados com três mãos de verniz tonalizado.

© HORIZONTAL ARQUITECTOS

Revestimento externo (pilares): pilares de 69x69mm em Pacará armados em fábrica em módulos independentes montados em obra, com 3 mãos de verniz tonalizado como acabamento.

Fachada

Porta de acesso: painel fixo de estrutura de madeira de pinheiro 45x110mm, revestido em OSB 15mm, encaixes horizontais com ventilação 15x45 mm cada 600mm. Revestido em Pacará (Timbó) 22x95mm. Porta pivotante 1560x2600x76mm estruturada com bastidor interno de madeira maciça 35x115mm revestida com placas de Pacará em 20x95mm ambas as faces. Acabamento com três mãos de verniz tonalizado.

Portas internas: batentes de madeira Peteribí 45x95mm, portas em placas de MDF 5,5 prensadas em Peteribí. Acabamento com duas mãos de fundo e uma mão de laca poliuretana semi-mate profissional. Dobradiças e maçanetas em aço inoxidável.

© HORIZONTAL ARQUITECTOS

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Finca Cuyaya II / HORIZONTAL ARQUITECTOS" [Casa Finca Cuyaya II / HORIZONTAL ARQUITECTOS] 20 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909503/casa-finca-cuyaya-ii-horizontal-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.