Residência MC2 / Gastón Castellano

Residência MC2 / Gastón Castellano  - Mais Imagens+ 28

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: Gastón Castellano; Gastón Castellano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACINDAR, Ciment Argentina, Dino Buossi, Holcim Argentina, IndusParquet Argentina, VidPia
  • Construção: Carlos e Juan Baldaccini, Carlos Nievas
  • Desenho Estrutural: MLM ( Mattiuz/Lozano/Mattiuz )
  • Iluminação: Diego Rosales
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência MC2 está localizada ao sul da cidade de Córdoba no "Jardines del Jockey", um bairro residencial que fica próximo ao hipódromo e onde ainda se conserva um passado ligado à atividade equestre.

© Gonzalo Viramonte
Esquema programático
© Gonzalo Viramonte

Um lote com orientação oeste - leste e uma grande alfarrobeira (árvore nativa) em seu interior foram os pontos de partida para o desenvolvimento desta casa, onde a árvore foi, desde o início, o elemento que definiu o projeto. Todas as ações e decisões de intervenção foram baseadas em sua preservação e conservação.

© Gonzalo Viramonte

O principal desafio foi desenvolver o complexo programa exigido dentro da superfície do terreno sem comprometer sua integridade.

© Gonzalo Viramonte

Para tanto, a linha de construção foi definida logo atrás da árvore e a casa foi resolvida em dois grandes volumes sobrepostos. Um primeiro volume no nível térreo, contendo a área pública paralela à rua e a área de serviço perpendicular a ela na parede divisória direita. O segundo volume, exclusivo da área privada, localizava-se no último andar, sobre todos os serviços. Da mesma forma, a transparência e a abertura da área pública foram trabalhadas para aumentar a profundidade espacial do terreno tanto da frente quanto na parte posterior. Esta conexão visual entre o verde dos seus jardins através da sala de estar, sala de jantar e galeria, permitiu a incorporação da árvore na experiência diária destes ambientes.

© Gonzalo Viramonte
Planta - térreo
© Gonzalo Viramonte

Na proposta geral foi também adicionada um espaço projetado especialmente para atividades de entretenimento e armazenamento de vinho, que foi desenvolvido em sua totalidade no nível do subsolo, e que é acessado a partir do núcleo de circulações verticais.

© Gonzalo Viramonte

Por se tratar de uma casa localizada em um bairro aberto, a questão da segurança foi um fator determinante no momento da resolução formal e estética do todo. O sistema de grelhas exteriores - fixas e móveis - acabou por ser não só um impedimento, mas também se tornou a "assinatura visual" desta casa.

© Gonzalo Viramonte

Finalmente, a escolha dos materiais baseou-se na busca pela menor manutenção possível no futuro, bem como na otimização do tempo durante a fase de construção. Para tanto, alvenaria de tijolos combinada com uma estrutura de concreto armado anti-sísmica foi assentada em poços de profundidade média.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MC2 / Gastón Castellano " [CASA MC2 / Gastón Castellano ] 18 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909452/residencia-mc2-gaston-castellano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.