Terrazas del Lago / Morph Studio

Terrazas del Lago / Morph Studio - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Morph Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Butech, Porcelanosa Grupo, SGG CLIMALIT
© Héctor Santos-Díez

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso de seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida" - Oscar Niemeyer.

© Héctor Santos-Díez

Este é um projeto que se sonha em construir, sem acreditar que se tornará realidade. Ele foi rejeitado em várias ocasiões por ser arriscado e atípico. Felizmente, a Inmoglaciar, a empresa financiadora, apostou fortemente nele.

Esquema
© Héctor Santos-Díez

Os regulamentos locais obrigavam um alinhamento da fachada em 75%, portanto só tivemos 25% para "brincar".O primeiro gesto foi uma articulação curva entre duas fachadas alinhadas. Se os regulamentos determinassem 100% de alinhamento, não estaríamos falando do Terrazas del Lago. Se eu tivesse tido mais liberdade, o projeto teria sido mais arriscado e talvez não tivesse visto a luz.

© Héctor Santos-Díez

A profunda crise que vivemos na Espanha mudou completamente o foco do setor imobiliário. O conceito de habitação foi redefinido. Começou-se a ouvir um cliente empoderado depois de muitos anos relegado a um segundo plano, para então criar casas maiores e mais atraentes, com grandes terraços.

© Héctor Santos-Díez
Planta
© Héctor Santos-Díez

Respondemos a estas condições orientando o edifício para um grande parque no extremo sul do lote, oferecendo a uma grande parte das habitações enormes terraços com vistas incomparáveis. Este vetor de composição dá ao edifício um aspecto costeiro, quase náutico. Como os edifícios que têm vista para o mar, o Terrazas del Lago cresceu sob a influência de um pólo de atração.

© Héctor Santos-Díez

A curva do canto é transferida para os terraços, juntamente com uma ligeira inclinação do peitoril, pelo seu acabamento mais macio e orgânico. Ela ressoa em todos os detalhes, desde a jardinagem até o desenho das paredes divisórias.

© Héctor Santos-Díez

Com este critério, uma fachada de textura heterogênea foi projetada quebrando o paradigma típico de faixas horizontais.

© Héctor Santos-Díez

A equipe que interveio em nome da Inmoglaciar, Avintia e Morph foi realmente excepcional e pessoalmente fizeram de tudo para materializar este novo ícone na paisagem de Madrid. O apoio dos promotores e da Porcelanosa para fazer a fachada com Krion também foi vital.

Este é um dos primeiros edifícios com classificação energética A de Madri, e possui um layout interno que otimiza os ambientes, resolvendo quase todas as curvas com os terraços que dão nome ao projeto.

© Héctor Santos-Díez

Já se passaram cerca de 7 anos desde os primeiros esboços, com muito pouca expectativa de que se materializariam. Neste tempo aprendi que, se você tem uma ideia e a protege, abraçando-a com força, se você se cerca de uma equipe que também se apodera desta ideia, ela acaba se tornando realidade, e quando isso acontece, você vê que todos os passos dados eram necessários e eles formam um grande quebra-cabeça no qual você é apenas um pequeno pedaço. Naquele momento, você se lembra por que você é um arquiteto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:C/ María de las Mercedes de Borbón 162-174 Valdebebas, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terrazas del Lago / Morph Studio" [Terrazas del Lago / Morph Studio] 11 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/909144/terrazas-del-lago-morph-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.