Casa Viga / Play Arquitetura

Casa Viga / Play Arquitetura - Fachada, AidoCasa Viga / Play Arquitetura - Mesa, Madeira, Cadeira, VigaCasa Viga / Play Arquitetura - Fachada, AidoCasa Viga / Play Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaCasa Viga / Play Arquitetura - Mais Imagens+ 21

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: Play Arquitetura; Play Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  708
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alva Design, Beatriz Maranhão, BoConcept, Finestra Bianca, Muralha, Mármaros, Sermade, São Romão, iluminar
  • Execução: Quattro Engenharia
  • Estrutura De Concreto: Rosinha Duarte
  • Estrutura Metálica: Techneaço – Carlos Costa
  • Paisagismo: Luiz Carlos Orsini
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Viga / Play Arquitetura - Fachada, Aido
© Gabriel Castro / Reverbo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada num condomínio nos arredores de Belo Horizonte o projeto da casa Viga iniciou-se de forma peculiar, uma vez que já existia parte de uma estrutura de concreto (fundação, lajes de piso e pilares) executada noterreno. Os clientes não queriam dar continuidade ao projeto que originou aquela estrutura, mas gostariam, por outro lado, de aproveitar o que fosse possível. Tivemos que elaborar um novo projeto em cima de uma estrutura pré-existente.

Casa Viga / Play Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Gabriel Castro / Reverbo

Duas características principais da casa foram definidas por esta realidade: a implantação mais ou menos no centro do terreno em declive de 2.000,00m2, e os níveis dos pisos existentes (1 nível inferior inicialmente projetado para um salão de jogos e 2 outros níveis principais com uma pequena diferença de 80cm entreeles).

Casa Viga / Play Arquitetura - Fachada
© Gabriel Castro / Reverbo

Definimos a partir destas premissas e da orientação solar, que a casa teria uma ala íntima voltada para um jardim frontal de 20m, face norte, e uma ala social voltada para os 27m dos fundos, com a melhor vista, face sul. A garagem da casa foi definida aproveitando-se o nível inferiorpré-existente.

Planta - Segundo Pavimento

Esta setorização foi reforçada pelo pequeno desnível existente entre as lajes de piso, sendo a ala íntima situada no nível mais alto e ala social e serviços no nível mais baixo. Os dois acessos à casa, o social e o privado (garagem) foram localizados em extremidades opostas do terreno, separados da casa por dois muros que surgem do zero e crescem à medida que o terreno em declive desce. A volumetria é composta por dois triângulos invertidos, um definido pelo telhado metálico com uma inclinação de 15% e o outro definido pelos tais muros que separam o jardim frontal dos acessos da casa.

Casa Viga / Play Arquitetura - Mesa, Madeira, Cadeira, Viga
© Gabriel Castro / Reverbo

Internamente a casa se caracteriza por espaços amplos, porém sem áreas excessivas. A área social é rodeada por uma generosa varanda, onde em uma de suas extremidades foi localizada a área de churrasqueira, adjacente à cozinha da casa. O escritório do proprietário situado na ala íntima possui amplas portas de correr e quando abertas permite a interligação visual entre os dois jardins, o dos fundos e o frontal.

Casa Viga / Play Arquitetura - Fachada, Aido
© Gabriel Castro / Reverbo

Completando as particularidades deste projeto, existia nos fundos do terreno uma pequena construção bastante precária. Ao invés de demoli-la os clientes solicitaram que ela fosse reformada para se transformar num apartamento para hóspedes. A implantação desta construção nos fundos do terreno, próximo a construções vizinhas e num nível bem abaixo da casa principal, criava uma imagem de telhados que se sobrepunham.

Casa Viga / Play Arquitetura - Janela, Tijolo, Viga
© Gabriel Castro / Reverbo

Isso nos sugeriu a ideia de recriar a tipologia de uma casinha com um telhado de 2 águas, porém utilizando-se a telha metálica branca (a mesma usada na casa principal) também no corpo da construção, e não somente no telhado em si. Ao contrário da casa principal, onde as aberturas principais se voltam para o norte e para o sul, neste anexo as faces envidraçadas foram aquelas voltadas para o leste e para oeste, e as fachadas cobertas com telha aquelas voltadas para a casa principal e para o vizinho de fundos, oferecendo maior privacidade paratodos.

Casa Viga / Play Arquitetura - Fachada
© Gabriel Castro / Reverbo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Viga / Play Arquitetura" 21 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908536/casa-viga-play-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.