Amenidades Urbanas Setor Esportivo / Ricardo Sanz Sosa & Rodrigo Marín Briceño

Amenidades Urbanas Setor Esportivo / Ricardo Sanz Sosa & Rodrigo Marín Briceño - Mais Imagens+ 18

© José Alberto Bastidas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Amenidades Urbanas" foi lançado no ano de 2015 pela Prefeitura de Caracas em conjunto com a Misión Saber y Trabajo, através da gestão e organização do Coletivo Pico, e com o apoio da comunidade organizada da região.

© José Alberto Bastidas

Consistia em uma obra de reabilitação urbana a partir dos novos espaços adquiridos para a cidade, depois da construção de grandes edifícios de residência de interesse social, sobre alguns fragmentos da Avenida Bolívar em Caracas.

© José Alberto Bastidas

Os recuos que derivaram de sua implantação foram loteados como áreas recreativas de uso público e classificados a partir de uma função predominante. Seu desenvolvimento foi submetido a um concurso nacional aberto e o veredito foi dado por profissionais da arquitetura junto a membros representantes da comunidade.

© José Alberto Bastidas

A obra aqui publicada corresponde ao lote esportivo, e para seu desenvolvimento decidimos nos comprometer com as atividades de recreação e exercícios mais comuns do cidadão venezuelano, entendidas como mais dinâmicas e de caráter lúdico, que fomentem o espirito de coesão comunitária e de saúde, que gere competência e formação esportiva profissional.

© José Alberto Bastidas

Essa intenção foi reforçada pelo fato que o lote, por conta de suas dimensões, dificilmente poderia admitir a prática esportiva de forma estrita, assim teria mais sentido oferecer um conjunto de atividades que, articuladas de maneira flexível, respondessem aos diversos interesses dos habitantes da região.

© José Alberto Bastidas

Os dois elementos utilizados de forma sistemática foram o concreto para as superfícies e o aço para os dispositivos.

Cortesía de Ricardo Sanz

O primeiro busca construir uma topografia de discretos desníveis, dando conta das conexões entre a rua e o edifício, os canteiros, os assentos e os apoios para as estruturas leves. Propõe-se também uma rampa de skate e uma mesa de pingue-pongue como peça escultórica maciça que pode resistir ao impacto do uso público.

© José Alberto Bastidas

O segundo, por sua vez, se apresenta como uma estrutura tubular contínua que percorre a praça, desce, sobe, circunda uma árvore, e vai determinando o espaço, orientando os percursos e sugerindo os usos, como barras paralelas, corrimão ou até um trilho para andar de skate. Há uma estrutura que sustenta um aro de basquete e algumas oscilações protegidas por uma grade para balançar suavemente e poder observar a cidade (ou a partida) sem medo de receber uma bolada.

© Mariluz Volcán

A multiplicidade e flexibilidade desse projeto buscam satisfazer a todas as idades. Os jovens e adultos que buscam melhorar sua condição física tem um espaço na academia a céu aberto, mas a ambígua articulação dos limites constrói essa plataforma de jogos capaz de abrigar as vontades em constante mudança das crianças que, de um momento para outro, passa atrás de uma bola, ou a subir em alguma coisa, com inquieta e inesgotável emoção.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Caracas, Distrito Capital, Venezuela

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Amenidades Urbanas Setor Esportivo / Ricardo Sanz Sosa & Rodrigo Marín Briceño" [Amenidades Urbanas Sector Deportivo / Ricardo Sanz Sosa & Rodrigo Marín Briceño] 15 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908398/amenidades-urbanas-setor-esportivo-ricardo-sanz-sosa-and-rodrigo-marin-briceno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.