Casa Esparza / YUSO

Casa Esparza / YUSO - Imagem 3 de 35Casa Esparza / YUSO - Imagem 6 de 35Casa Esparza / YUSO - Imagem 4 de 35Casa Esparza / YUSO - Imagem 5 de 35Casa Esparza / YUSO - Mais Imagens+ 30

San Rafael, Costa Rica
  • Arquitetos: YUSO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  125
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aserradero San Gabriel, EPA, Grupo Sur, METALCO, Prodex, Xilo
  • Arquitetos Responsáveis: José Antonio Salas, Guillermo León
  • Projeto Elétrico: José Incer
  • Projeto Estrutural: Juan Carlos Cordero
  • Colaboradores: Rossana Picón
  • Equipe De Obra: Otarola Constructora, YUSO
  • Propietário: Luis Bonilla, Ana Ballestero e Ester Bonilla Ballestero
  • Orçamento Total De Obra: 48.500.000 colones / $84.300 USD
  • Cidade: San Rafael
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Esparza / YUSO - Imagem 5 de 35
© Roberto D´Ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio desta obra foi produzir, com um orçamento reduzido, uma residência que se adaptasse bioclimaticamente a seu entorno por meio de estratégias passivas, incorporando materiais locais com uma relação espacial com o entorno que permitisse potencializar os 125 m² de área construída para gerar a percepção de uma residência muito maior.

Casa Esparza / YUSO - Imagem 7 de 35
© Roberto D´Ambrosio
Casa Esparza / YUSO - Imagem 22 de 35
Corte

Uma palavra que caracteriza esta obra é "HONESTIDADE", implementada em todas as suas fases:

HONESTIDADE COM O AMBIENTE: propondo uma obra que se adapta a seu entorno. O modo de implantar o edifício no lote, o desenho bioclimático que gerou um conforto a seus habitantes em uma área de vida de Floresta Úmida Tropical caracterizada por altas temperaturas e uma alta porcentagem de umidade, o uso de materiais com baixa marca de carbono, como a madeira, a implementação de um sistema de coleta de águas pluviais para seu reuso no próprio edifício, assim como sistemas de tratamento de águas que separam resíduos orgânicos dos não orgânicos.

Casa Esparza / YUSO - Imagem 8 de 35
© Roberto D´Ambrosio
Casa Esparza / YUSO - Imagem 33 de 35
Vista explodida

HONESTIDADE COM OS MATERIAIS: propiciado principalmente pelos proprietários da residência, Luis e Marce, propôs-se desde o início utilizar os materiais em sua dimensão exata e em seu formato original. Isso significa dizer que nunca se atribuiu aos materiais qualidades estéticas ou estruturais que não os correspondem na sua forma natural. Por exemplo, a madeira em todo o edifício foi deixada com acabamento natural, o metal com acabamento em cores sintéticas, o PVC com seu acabamento branco original, assim como o restante dos materiais. Por outro lado, buscou-se estabelecer um módulo para os espaços em função das medidas comerciais de cada material, e o que sobrou foi reutilizado em elementos arquitetônicos decorativos, como o caso do forro dos dormitórios. Isso possibilitou ter uma quantidade reduzida de resíduos de obra, o que beneficiou o entorno, assim como reduziu os custos da obra.

Casa Esparza / YUSO - Imagem 4 de 35
© Roberto D´Ambrosio
Casa Esparza / YUSO - Imagem 20 de 35
Planta - Térreo
Casa Esparza / YUSO - Imagem 6 de 35
© Roberto D´Ambrosio

HONESTIDADE COM O CLIENTE: foi um processo de desenho longo, com muitas reuniões com Luis e Marce, onde eles determinavam as diretrizes do que desejavam para a sua casa, coisa que eles tinham muito clara desde o início. Em todo o processo de desenvolvimento projetual, não foram realizadas grandes apresentações, nem foram feitos renders, que em muitos casos mostram uma referência do projeto que quase sempre não corresponde ao resultado final. Pelo contrário, todas as reuniões se deram com o uso direto de uma maquete digital que, junto aos proprietários,foi sendo construída e detalhada até a construção da casa. Durante o processo de construção, como ocorre em toda obra, surgiram modificações que foram sendo ajustadas neste mesmo modelo tridimensional, sempre revisado junto ao cliente. Por fim, esse modelo acabou sendo a cópia fiel da casa construída.

Casa Esparza / YUSO - Imagem 18 de 35
© Roberto D´Ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Esparza / YUSO" [Casa Esparza / YUSO] 22 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908366/casa-esparza-yuso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.