Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - CadeiraCasa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Fachada, JanelaCasa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Mesa, CadeiraCasa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Mais Imagens+ 21

  • Sócios Atelier77: Thorsten Nolte, Nanda Eskes, Priscila Marinho
  • Interiores: Atelier 77
  • Luminotécnica: LD Studio
  • Estrutura: Marcio Pompei
  • Construção: Lopes Marinho e MViana
  • Equipe: Rodrigo Bocater, David Serrão, GregorFasching, San Jandrey, Fernando Bonini, Carmen Gottschall, Astrid Pudzhun
  • Cidade: Botafogo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Fachada, Janela
© Monique Cabral

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da CASA FIRJAN é um espaço de reflexão e criação de propostas e soluções inovadoras para os desafios da nova economia.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Monique Cabral

O projeto, recém premiado como Melhor Edificação Nova no concurso anual do IAB-RJ, é resultado de um concurso de arquitetura realizado em 2012, promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Implantada no terreno do Palacete Linneu de Paula Machado, antiga residência da família Guinle em Botafogo, a CASA FIRJAN conecta, nos seus diversos espaços, atividades empresarias, educativas e culturais, promovendo encontros entre os atores das Indústrias Criativas dentro de um espaço de conectividade e interação.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Cadeira, Vidro
© Monique Cabral

O design do projeto estimula a apropriação do espaço pelos usuários, e promove o diálogo entre as diferentes edificações do conjunto, entre interno e externo, entre alunos, empresários e visitantes.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© Monique Cabral

O novo edifício foi pensado para ser ocupado por diversos usos. A Casa Firjan vai oferecer palestras, cursos, fóruns empresariais, laboratório de tendências, exposições e cinema na praça.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Janela, Fachada, Corrimão
© Monique Cabral

O terreno de implantação da Casa Firjan é um hiato verde dentro da malha urbana densa e movimentada do bairro de Botafogo. Um lugar de respiro onde a presença do Palacete e sua arborização centenária configuram um ambiente de reflexão e contemplação.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Fachada, Janela, Pilar
© Monique Cabral

A inserção de um equipamento de educação, produção, exposição e discussão provoca um diálogo instigante com o entorno e conduz a uma nova vida em um ponto histórico, orientando o lugar para a criatividade, conhecimento, arte e lazer.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Imagem 11 de 26
© Fernando Bonini

Na implantação do novo edifício, as árvores de grande porte foram preservadas e foi criada uma praça interna entre a Casa Firjan e o Palacete, para gerar um espaço de encontros e permitir a leitura das duas épocas de construção. A implantação da CASA FIRJAN deixa o protagonismo para o Palacete histórico, criando um diálogo instigante.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Janela, Fachada
© Monique Cabral
Plans palacete
Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Cadeira
© Monique Cabral

A geometria do edifício compõe dois blocos sobre um embasamento único, conectados no último pavimento. Os diferentes setores do prédio se comunicam por um percurso que em grande parte é localizado na fachada, em ambiente externo. O vazio criado entre os blocos é parte deste percurso e forma uma praça elevada, de atividades livres, para apropriação dos alunos

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Sofá, Mesa, Cadeira
© Monique Cabral

As fachadas do edifício são marcadas pela transparência. A fachada voltada para a Rua Guilhermina Guinle é composta por grandes panos de vidro mostrando-se convidativa e aberta. As fachadas internas, voltadas para a praça da Casa Firjan e para o Palacete, possuem igualmente grandes panos de vidro, além de uma segunda “pele” composta por painéis móveis de brises verticais, que protegem os espaços internos da incidência solar direta, ainda permitindo visibilidade das atividades internas. O movimento dos painéis de brises gera uma percepção de vivacidade do edifício e uma imagem dinâmica de sua composição.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Fachada, Janela
© Monique Cabral

O edifício se destaca pelo seu design funcional e pelas suas atitudes sustentáveis. Além da iluminação natural das fachadas envidraçadas e o sombreamento pelos brises, seu sistema hidráulico reutiliza águas pluviais e cinzas, e a energia solar é captada para diminuir o consumo elétrico. Ventilação natural e sistemas econômicos de ar condicionado completam a eficiência energética do conjunto arquitetônico. O projeto foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável na categoria ‘Projeto Institucional’.

Section
Elevation

O Palacete Linneo de Paula Machado foi construído por iniciativa da família Guinle por volta de 1906, com projeto de John Oberg. Em 1910 teve uma grande ampliação que conferiu as linhas arquitetônicas preponderantes ainda observadas hoje, com projeto de Armando da Silva Telles.

A partir de 1911, o casal Celina Guinle e Linneo de Paula Machado morarou na residência. Em 2003 a casa e o jardim foram tombados pelo Município, em 2006 pelo Estado. Em 2010 ocorreu a aquisição do imóvel pela FIRJAN.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Monique Cabral

O Palacete Linneo de Paula Machado é um exemplar de arquitetura típica do início do séc. XX. com uma composição eclética de influência francesa.

A restauração do Palacete foi realizada com o intuito de manter integralmente a sua configuração original, inserindo harmoniosamente as necessidades técnicas da nova ocupação como espaço corporativo e cultural. Os elementos originais foram preservados, pisos de parquet, mosaicos, ornatos, bens integrados, e foram acrescentados nova iluminação e mobiliário.

Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77 - Janela, Fachada
© Monique Cabral

Seguindo a vocação da CASA FIRJAN,o novo mobiliário representa um panorama do design brasileiro - com objetos clássicos na sala dedicada à Sergio Rodrigues e seus alunos,e objetos contemporâneos, como móveis de Marcos Ferreira, Bruno Faucs e Marcelo Ligieri. Mobiliários fixos desenhados pelo Atelier77 completam os ambientes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo – Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Firjan da Indústria Criativa / Atelier77" 31 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908339/casa-firjan-da-industria-criativa-atelier77> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.