Casa Luz e Brisa / Ray Architecture Viet Nam

Casa Luz e Brisa  / Ray Architecture Viet Nam - Mais Imagens+ 17

Việt Trì, Vietnã
  • Arquitetos: Ray Architecture Viet Nam; Ray Architecture Viet Nam, Duong Van Ngoc, Vu Hong Anh, Doan Phu Hai
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hoang Le
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALUKÖNIGSTAHL, Binwin, Biowood, Catalano, Nam San Stone
© Hoang Le

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma nova área urbana na estrada de Hoa Phong, Cidade do Vietnã, província de Phu Tho, a casa tem frente para o sudeste, adjacente à estrada de 45 metros de largura e fundos para o noroeste, limitado por uma estrada interna de 12,5 metros. Nessa configuração, três lados da casa seriam submetidos a efeitos térmicos do início da manhã até o final da tarde e as soluções para isolamento térmico, ventilação natural e economia de energia representam um desafio projetual.

© Hoang Le
© Hoang Le

Com base na forma do terreno, com comprimento de até 40 metros, a implantação foi definida a partir de volumes com funções específicas, alocados e conectados por rotas verticais e horizontais que percorrem a profundidade do sítio. Assim, esses volumes serão complementados pelos espaços vazios, preenchidos com luz, ventilação natural e vegetação. 

© Hoang Le

No térreo, o material usado para o interior e o exterior é a pedra natural de ardósia usada nas paredes, as quais não só criam uma imagem solidificada do edifício, mas também uma parede de isolamento eficaz. A porta de vidro dobrável é aberta ao proprietário quando necessário, conectando os volumes funcionais a outros espaços mais amplos. 

Diagrama 02
Diagrama 03

Conforme a altura da casa aumenta, maior é a cobertura. Esta solução cria abrigo para impedir que as portas de vidro sofram com a luz solar direta. A estrutura de madeira funciona como um escudo para a luz solar, bloqueando a visão direta de fora, das estradas adjacentes para  a casa. A casa será totalmente aberta, mas atingirá o fechamento necessário para manter a privacidade.

© Hoang Le

Todo o telhado da casa é plano. Na cobertura, há uma pequena área acima da circulação vertical para a parte técnica, enquanto a maior parte da área do telhado é projetada como telhado do jardim e área plantada com vegetais frescos. Essas camadas funcionam como um painel de isolamento térmico para as salas inferiores. A calha coletará toda a água para um tanque, que combinará com a água cinza da lagoa de carpas e, em seguida, será reutilizada na rega do jardim da casa.

© Hoang Le

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Luz e Brisa / Ray Architecture Viet Nam" [House of Light & Wind / Ray Architecture Viet Nam] 22 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907938/casa-luz-e-brisa-ray-architecture-viet-nam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.