Residência de Pedra em Cáceres / Tuñón Arquitectos

Residência de Pedra em Cáceres / Tuñón Arquitectos - Mais Imagens+ 35

Cáceres, Espanha
  • Arquitetos: Tuñón Arquitectos; Emilio Tuñón e Carlos Martínez Albornoz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  484
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Colaboradores: Albert Palazón, Victoria López Cabezas, Jose Miguel Martín, Inés García De Paredes, Miguel Cayuelas Del Barrio, Andrés Regueiro, Javier Chávez Muñoz e Julia Díaz Beca
  • Estruturas: Alfonso Gómez Gaite
  • Instalações: Úrculo Ingenieros
  • Técnico: José Carlos Pozo
  • Paisagismo E Jardinagem: Benavides Laperche
  • Empresa Construtora: FISSA
  • Arquitetos: Emilio Tuñón e Carlos Martínez Albornoz
  • Cidade: Cáceres
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Tuñón Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência domina com discrição o lugar, encostando na ladeira natural junto aos  belos carvalhos existentes e abrindo os olhos sobre a paisagem e a cidade de Cáceres. A partir desta posição dominante, a casa procura ser respeitosa com o entorno natural-artificial, estabelecendo vínculos formais e construtivos com o entorno próximo e o centro histórico de Cáceres. 

Esquema de Plantas
© Tuñón Arquitectos
Esquema Axonométrico

Na sua limitada dimensão, a casa procura ser um palácio para seus usuários, afirmando este nobre caráter por meio de uma extrema simplicidade em sua organização, e uma rigorosa construção tradicional do seu volume. Desta forma, desde o exterior, a casa se manifesta como um simples volume prismático de planta quadrada, de dezesseis metros de lateral, construída com muros de pedra da região. Em cada um dos lados são dispostas três aberturas para janelas de 2,10 metros emolduradas com granito de tom cálido. 

© Tuñón Arquitectos
Cortes
© Tuñón Arquitectos

No interior, são dispostos nove ambientes cúbicos, de 4,20 metros de lateral que podem acolher os diferentes usos da moradia: salas de estar, dormitórios, cozinha e sala de jantar. Entre estes ambientes estão localizados todos os espaços de serviço da casa como são os depósitos e os banheiros. Cada um dos nove ambientes é construído em duas camadas diferentes: uma inferior formada por tábuas de madeira de carvalho, onde estão localizadas todas as instalações da moradia e uma camada superior formada por concreto branco, na qual não existirá nenhum tipo de mecanismo ou sistema de iluminação. 

© Tuñón Arquitectos

Cada ambiente se abre ao exterior por meio de janelas de madeira de carvalho de proporção quadrada: as janelas de correr de madeira, de 2,10 metros de largura, e as motorizadas situadas na estrutura de concreto, de 1,50 de largura. Na parte posterior, emoldurada pelas oliveiras, encontra-se uma plataforma aberta feita para estimular a vida ao ar livre, quando o clima assim o permitir, com uma pequena piscina. No nível inferior, com acesso direto desde a rua, está disposto todo o programa complementar como estacionamento, instalações, lixeiros, etc. 

© Tuñón Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Pedra em Cáceres / Tuñón Arquitectos" [Casas de Piedra en Cáceres / Tuñón Arquitectos] 21 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907917/residencia-de-pedra-em-caceres-tunon-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.