Sede Polopique / Filipa Guimarães

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Mesa, Viga, Cadeira, PrateleiraSede Polopique / Filipa Guimarães - JanelaSede Polopique / Filipa Guimarães - FachadaSede Polopique / Filipa Guimarães - Janela, Porta, Tijolo, FachadaSede Polopique / Filipa Guimarães - Mais Imagens+ 45

  • Arquitetos: Filipa Guimaraes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, EEE, FAMO, Forbo Flooring Systems, Robbialac
Sede Polopique / Filipa Guimarães - Janela
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. As construções em pedra da Quinta de Vilar, então denominada, remontam a meados dos anos 40 e inícios dos anos 50. Nessa altura foi construída a habitação do proprietário, seguindo-se as construções adjacentes destinadas à lavoura: o edifício da adega para produção de vinho e os edifícios para animais, secagem e armazenamento de cereais e fruta.

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Fachada
© João Morgado

Desde a origem da sua construção, datada da segunda metade dos anos 40, o conjunto edificado foi sofrendo algumas alterações ao nível da compartimentação interior, alçados, espaços exteriores e anexos. Apesar de todas estas alterações, realizadas de uma forma um tanto ao quanto anárquica e desarticulada motivadas pelos seus diferentes utilizadores, setenta anos após a sua construção original, a casa e demais construções continuam a contrastar acentuadamente na sua envolvente pelo seu desenho depurado e austero e pela sua imagem rural inserida num contexto industrial.

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Porta, Tijolo, Fachada, Pilar
© João Morgado

O projecto é composto por quatro edifícios construídos para servir a habitação e a actividade agrícola, propondo-se agora ocupar com a sede de um grupo têxtil.

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Janela
© João Morgado

No edifício habitacional localiza-se a recepção da sede, composta pelo átrio e balcão de atendimento, e por escadas e elevador de acesso ao piso superior.

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Imagem 50 de 50
Cortes

No piso superior, a poente, localiza-se o edifício administrativo – a antiga adega. Nesta cota está organizada toda a área administrativa e financeira, dividida em várias salas de trabalho e de reuniões que formalizam as necessidades de organização interna da empresa. Terá também instalações sanitárias, áreas de arquivo e área técnica. O piso inferior é constituído por duas áreas distintas: uma que se desenvolve em “open space” como zona de trabalho para colaboradores e outra que se apresenta como um espaço polivalente para as diversas situações de formação, recepção ou apresentação de produtos. Neste piso é também possível aceder ao exterior a partir da fachada norte esul.

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Mesa, Viga, Cadeira, Prateleira
© João Morgado

A nascente do piso superior da recepção localiza-se o edifício comercial – a antiga corte dos animais. Este piso é organizado em três áreas de trabalho em “open space” direccionadas para a equipa de comerciais e de designers. Contém também dois volumes correspondentes às instalações sanitárias e duas caixas de escadas que fazem a ligação ao piso inferior. O piso inferior divide-se igualmente em três áreas de trabalho direccionadas para o desenvolvimento do produto, três salas de reuniões de atendimento a fornecedores e três salas de reuniões para clientes, um bloco de instalações sanitárias com arrumos, uma sala técnica e uma arrecadação. Existe acesso directo ao exterior a poente, para o pátio de recepção que serve de entrada/saída de colaboradores e fornecedores, e a nascente, para o pátioajardinado.

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Janela, Porta, Fachada, Vidro
© João Morgado

A sul da recepção encontra-se o edifício pensado para o momento de pausa dos colaboradores – o antigo espigueiro. Dividido em dois pisos, o piso inferior relacionado com o pátio exterior e o piso superior é destinado ao espaço de copa, onde os colaboradores poderão disfrutar da sua refeição com o distanciamento necessário do seu posto de trabalho.

Sede Polopique / Filipa Guimarães - Imagem 40 de 50
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vizela, Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Polopique / Filipa Guimarães" 21 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907899/sede-polopique-filipa-guimaraes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.