Residência Nolintha / in situ studio

Residência Nolintha / in situ studio - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: in situ studio; in situ studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  227
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Keith Isaacs
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosmos, Dopko Cabinetry, Jeld-Wen, VELUX Commercial, White Oak
  • Engenharia Estrutural: Lysaght & Associates
  • Construtora: Southeastern Properties and Development Company
  • Arquitetos Responsáveis: in situ studio
  • Cidade: Raleigh
Mais informaçõesMenos informações
© Keith Isaacs

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Nolintha consta da reforma e uma pequena adição a uma histórica casa da década de 1920 no centro de Raleigh. Nossos clientes são dois irmãos que solicitaram uma moradia com dormitórios separados e espaços de estar compartilhados.

A Comissão do Distrito Histórico de Raleigh (RHDC, por suas siglas em inglês) exigiu que a frente exterior da casa permaneça praticamente sem mudanças e que a adição posterior fosse suficientemente simples para não competir com a estrutura histórica. O interior, entretanto, foi completamente reformado, trazendo luminosidade, um grande contraste com a pesada fachada histórica.

© Keith Isaacs

Esta é a primeira casa dos nossos clientes, por isso o programa que apresentaram foi incomum: a reforma de uma praça quadrada histórica em decomposição para abrigar eventos relacionados com a gastronomia e oferecer três suítes de alojamento separadas. RHDC foi responsável pela renovação das fachadas frontais e laterais existentes. A parte posterior da casa, onde se fez uma pequena adição na planta superior é muito simples e contrasta com as partes históricas.

No interior, os únicos elementos que permaneceram no térreo foram as lareiras das paredes central e oeste já que retirá-las seria muito destrutivo para a integridade da estrutura. A lareira da parede oeste se tornou um artefato exposto entre os espaços de jantar e estar. Os poucos elementos de armazenamento e suporte do nível inferior envolvem e ocultam a massa central da lareira. Uma nova escada desliza por essa parede, passando em frente às janelas antigas no corredor entre as suítes, uma para cada irmão. Estes espaços estão completamente separados entre si, cheios de luz e orientados para as vistas do contexto circundante e do centro de Raleigh.

© Keith Isaacs
Corte
© Keith Isaacs

A residência existente estava em ruínas. Em muitos espaços, a argamassa do tijolo havia se convertido em pó e a maioria dos acabamentos exteriores estavam danificados. A água, que entrava livremente na cavidade do tijolo por meio das juntas abertas da argamassa, estava danificando as paredes. O subsolo estava milagrosamente intato e seco, mas as bordas e as vigas do pavimento adjacente haviam sido destruídas pela água e pelos insetos. 

Durante muitos anos, a casa havia sido alugada como três espaços separados para os inquilinos, com banheiros compartilhados e uma cozinha. A subdivisão do espaços era algo casual e várias mudanças suspeitas nas estruturas de carga fizeram com que as coberturas e partes do piso dependessem de outras sustentações, de forma até mesmo excêntrica.

Os sistemas de encanamento, instalações mecânicas e elétricas precisaram ser substituídos. A reforma da casa envolveu a retirada de grande parte dos elementos interiores, a instalação de novos elementos estruturais desde a cobertura até as paredes existentes, além da reparação dos tijolos e revestimentos exteriores. Os novos sistemas foram localizados o subsolo, que foi limpo e reservado para o armazenamento. A residência, que estava quase atingindo uma situação irreparável, agora possui outros cinquenta anos de serviço pela frente. 

Planta - antes
Planta - depois

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Nolintha / in situ studio" [Nolintha Residence / in situ studio] 19 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907763/residencia-nolintha-in-situ-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.