Cabana 192 / JiA

Cabana 192 / JiA

© Nadine Sam© Nadine Sam© Nadine Sam© Nadine Sam+ 16

Altos del Maria, Panamá
  • Arquitetos: JiA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Alfredo Martiz, Nadine Sam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ALVAREZ GLASS, HOPSA, LA ESQUIRLA, Plycem, SUR
  • Colaboradores:Hector Ayarza, Benito De Gracia
  • Consultor Técnico:Jose T. Isturain
  • Arquiteto Responsável:José Isturain
  • Cidade:Altos del Maria
  • País:Panamá
Mais informaçõesMenos informações
© Alfredo Martiz
© Alfredo Martiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pensar em criar um espaço para você e sua família muitas vezes parece uma ideia utópica. A Cabana 192 é um projeto familiar, concebido a longo prazo, e é formado por três cabanas e uma casa principal.

© Nadine Sam
© Nadine Sam

Neste caso os clientes -meus pais e meus dois irmãos- estavam de acordo de que a pretensão desse projeto não era ser luxuoso nem ostensivo. Ao invés disso, nosso desejo era ter um espaço onde pudéssemos reunir a família, um projeto simples e de baixo custo.

Situação
Situação
Diagrama
Diagrama
Corte
Corte

A Cabana 192 está localizada em Altos del María, zona oeste do Panamá, uma região com temperaturas elevadas mas amenizadas pela condição montanhosa do local.

© Nadine Sam
© Nadine Sam

Ao visitar pela primeira vez o terreno, percebemos a grande quantidade de pinheiros (espécie não autóctone desta região) e entendemos que era necessário reflorestar o lote com espécies nativas que produzissem as sombras necessárias para melhorar o conforto ambiental, além de incluir árvores frutíferas. 

© Nadine Sam
© Nadine Sam

A partir disso, decidimos reutilizar a madeira dos pinheiros para inclui-la dentro do projeto. Uma parte foi usada para a cerca perimetral do lote, e outra para o volume da cabana. Esta tem apenas 36 m2 (área fechada) e 21 m2 (área aberta), e conta com um banheiro, um dormitório e uma pequena cozinha.

Para o processo de projeto nos baseamos em conceitos básicos de arquitetura tropical: elevando a cabana sobre o nível do solo natural para manter a umidade do trópico para fora, geramos uma janela que permite manter a casa fresca e incluímos aberturas que nos permitem controlar a ventilação.

© Alfredo Martiz
© Alfredo Martiz

Da mesma forma, trabalhamos com um sistema de estrutura combinada: pilares de madeira de pinheiro, pisos e paredes de lâminas de fibrocimento, estrutura de armação de metal e uma cobertura de lâminas de termo-painel recicladas.

O projeto não só contou com a mão de obra local, mas também com a participação de meu pai, meus irmãos e amigos durante o processo construtivo. A Cabana 192 é um projeto muito pessoal que busca transmitir a paz e a tranquilidade características da simplicidade de uma arquitetura elementar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Altos del Maria, Panamá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cabana 192 / JiA" [Cabin 192 / JiA] 15 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907505/cabana-192-jia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.