La Riereta del Raval / nu.he STUDIO

La Riereta del Raval / nu.he STUDIO - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: nu.he STUDIO; nu.he STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1101
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Bosch, K-Line France, Roca, Saint-Gobain
  • Construção: Grupo Urban
  • Cálculo Estrutural: Novaltra (Altra Software, S.L)
  • Instalações: Sinluz Engenharia e Arquitetura, ENCLAU Engenharia e Serviços
  • Autora: Nuria Heras Diez
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Igone Lopez Álvarez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em pleno coração da cidade de Barcelona, a alguns passos da Rambla do Raval, a reforma desenvolvida no edifício promove não só sua renovação, mas também a regeneração do bairro por meio da melhoria das condições de habitabilidade de suas residências e térreos comerciais. Ao mesmo tempo, a intervenção aposta em um desenho moderno e atual para suas residências em contraste com o tipo de construção tradicional dos anos 1900.

© Igone Lopez Álvarez

O edifício conta com um térreo comercial e quatro pavimentos residenciais. Depois de uma fase inicial de coleta de dados na qual foram avaliadas as condições em que se encontrava o edifício, se analisou, além da capacidade portante dos materiais, as lesões provocadas por diferentes patologias (umidade por capilaridade, infiltrações, crescimento de microorganismos etc) até concluir a estratégia de intervenção que se basearia em duas fases claramente definidas.

Na primeira fase se recuperou a estabilidade estrutural do edifício e as unidades foram adequadas às novas normas, renovando, também, as instalações. A incorporação de reforços nas vigas de madeira e núcleo de escadas e elevadores deram ao edifício a rigidez necessária demandada pelo código. Por outro lado, foram reforçadas também as lajes, típicas da construção catalã, formadas por abóbodas de alvenaria suportadas por vigas de madeira, para reduzir os solavancos produzidos pelo tempo. Por último se reconstruiu a cobertura para eliminar os problemas de umidade por infiltração e dotar o edifício de um espaço externo para interagir com o resto da comunidade.

© Igone Lopez Álvarez
Diagrama
Planta - Primeiro Pavimento
© Igone Lopez Álvarez

Na segunda, desenvolveu-se uma proposta personalizada para cada uma das residências, derrubando algumas divisórias para adaptar a distribuição do espaço a partir do código de acessibilidade e introduzir funcionalidade e desenho às novas propostas através de ambientes amplos e diáfanos. A organização espacial existente, escura e insalubre, impedia que a luz e o ar percorressem livremente os cômodos dos apartamentos.

© Igone Lopez Álvarez

A proposta para os acabamentos internos foi inspirada em cores suaves e texturas aconchegantes como a madeira do piso e a marcenaria, contrapondo-se à modernidade do mobiliário escolhido. Tal proposta potencializa a sensação de claridade e conforto sem perder a funcionalidade e modernidade em seu desenho de interiores.

© Igone Lopez Álvarez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de la Riereta, 12, 08001 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "La Riereta del Raval / nu.he STUDIO" [La Riereta del Raval / nu.he STUDIO] 08 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907256/la-riereta-del-raval-ne-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.