Centro cultural da juventude de Nanjing / Zaha Hadid Architects

© Hufton + Crow

Centro cultural da juventude de Nanjing / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 27

  • Zha Consultor Associado: Cristiano Ceccato
  • Zha Arquiteto De Projeto: Shao-Wei Huang
  • Zha Fachadas E Envoltória: Shao-wei Huang, Lydia Kim
  • Zha Arquitetura Do Centro De Conferencias: Melike Altinisik
  • Zha Arquitetura Do Pódium E Torre: Garin O’Aivazian
  • Zha Arquitetura De Interiores: May-Jinqui Qin
  • Zha Urbanismo E Paisagismo: Carolina Lopez-Blanco
  • Zha Supervisor De Obras: Ed Gaskin
  • Zha Equipe Do Concurso: Garin O’Aivazian, Jalal El-Ali, Kyla Farrell, Maria Tsironi, Matthew Richardson, Melike Altinisik, Meng Chan Tang, Mirco Becker, Mostafa El Sayed, Paolo Gamba, Saman Saffarian, Shajay Bhooshan, Shao- wei Huang, Shyamala Duraisingam, Spyridon Kaprinis, Suryansh Chandra, Yevgeniya Pozigun
  • Zha Equipe De Projeto: Alexandros Kallegias, Ashwin Shah, Carlos Michel-Medina, Carlos Piles Puig, Chao Wei, Charbel Chagoury, Christy Yin, David Doody, Duarte Reino, Elena Scripelliti, Emma Chen, Ermis Chalvatzis, Eugene Leung, Frenji Koshy, George Frenji, Ho-Ping Hsia, Hongdi Li, Igor Pantic, Jamie Mann, John Randle, Julia McLeod, Katharina Hieger, Konstantinos Mouratidis, Leonid Krykhtin, Leo Wu, Mattia Gambardella, Michael Grau, Michael Sims, Mostafa El Sayed, Mu Ren, Nassim Eshaghi, Natassa Lianou, Nicholette Chan, Niqui Berkowski, Patryk Ruszkowski, Sebastian Andia, Shajay Bhooshan, Soomeen Hahm, Spyridon Kaprinis, Vincent Nowak, Yuchen Zhang, Yue Shi, Yun Zhang
  • Zha Equipe De Supervisão De Obras: Juan Liu, David Chen, Liyuan Zhang, Vincenzo Cocomero, Xi Wang, Xin Ji, Yan Geng
  • Projeto Legal: China Architecture Design & Research Group
  • Engenharia Estrutural : BuroHappold Engineering, China Architecture Design & Research Group
  • Complementares: BuroHappold Engineering, China Architecture Design & Research Group
  • Consultor De Elevadores: Dunbar & Boardman
  • Engenharia De Fachadas : BuroHappold Engineering
  • Arquitetura Da Paisagem: SWA Group
  • Consultor De Iluminação: Brandston Partnership Ltd
  • Consultor De Acústica: Zhejiang University, China
  • Consultor De Teatro: China Art and Technology Institute
  • Construtora: China State Construction Engineering Corporation Division 8, China State Construction Engineering Corporation Division 3
  • Projeto: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Zha Diretor De Projeto: Nils-Peter Fischer
  • Cidade: Nanjing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton + Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural da Juventude de Nanjing localiza-se às margens do rio Jiajiang em Hexi New Town, o mais novo e moderno distrito comercia da cidade de Nanjing (CBD). O projeto concebido pela equipe da Zaha Hadid Architects inclui um centro de conferências de 106.500 m2 e duas torres totalizando uma área de 258.500 m2, além de contar ainda com outros 100.000 m2 de áreas subterrâneas e uma praça central que marca o encontro do principal eixo do CBD com o rio que banha a cidade no leste da China.

© Hufton + Crow

O masterplan foi desenvolvido com o principal objetivo de conectar o mega edifício a área urbana de Hexi New Town e o parque à beira rio com suas paisagens rurais junto à Ilha de Jiangxinzhou, a qual pode ser acessada a partir de uma nova passarela.

© Hufton + Crow

O Centro Cultural da Juventude de Nanjing ocupa uma área total de 5,2 hectares com uma área construída de mais de 450.000 metros quadrados. A primeira torre, com 255 metros de altura, abriga um hotel quatro estrelas enquanto que a segunda, com 315 metros e 68 pavimentos assume a forma de um edifício de escritórios contando ainda com o já conhecido Jumeirah Hotel. Os dois arranha-céus nascem de uma estrutura horizontal comum em forma de pódio, o qual acolhe um complexo de uso misto de cinco pavimentos aonde está inserido o Centro Cultural da Juventude.

© Hufton + Crow
Fachada Sul
Cortesia de Jumeirah

Organizado em torno de um pátio central, o Centro Cultural se define através de quatro elementos independentes (uma sala de conferências, um auditório, um hall multifuncional e um foyer). A medida que estes quatro edifícios ganham altura dentro do pódio, eles se fundem em um único elemento criando um espaço de uso comum, um jardim à céu aberto por onde os visitantes podem passear livremente. A sala de conferências tem capacidade para abrigar até 2.100 pessoas e possui uma estrutura de palco multifuncional, podendo ser adaptada tanto para conferências quanto para eventos culturais. O Auditório por sua vez conta com as mais avançadas tecnologias acústicas para a realização de shows, orquestras e concertos, podendo acomodar até 500 expectadores.

© Hufton + Crow

Despontando no skyline de Nanjing, as torres se apresentam como volumes fluidos e etéreos que parecem brotar da própria topografia do terreno. Este duplo arranha-céu materializa-se como um ícone, um marco que identifica a localização exata de Hexi New Town em um contexto urbano mais amplo. Contrastando com a verticalidade das torres, a horizontalidade da paisagem à beira rio parece fundir-se com o edifício através de sua linguagem arquitetônica orgânica e fluida.

© Hufton + Crow
Planta - tipo
© Hufton + Crow

Na interface entre o pódio e as torres do edifício, a fachada de vidro gradualmente vai se transformando em uma grade de painéis de fibra-concreto que estabelece uma aparência sólida e escultural; ressaltando o carácter dinâmico de suas formas e proporcionando enormes aberturas que iluminam os interiores do edifício. 

© Hufton + Crow

Este projeto foi o primeiro edifício construído em duas direções simultâneas na China - começando no térreo e avançando ao mesmo tempo para cima e para baixo. Inaugurado em tempo recorde depois de apenas 34 meses de obra, os arquitetos da ZHA aplicaram todo seu conhecimento e experiência em tecnologia BIM (Building Information Modeling) e gestão de obras para reduzir ao máximo os trabalhos in-situ.

© Hufton + Crow
Fachada Oeste
© Hufton + Crow

O Centro Cultural da Juventude, com seus 465.000 m2, foi inaugurado inicialmente para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2014. Depois de completo, o Jumeirah Hotel Nanjing passou então a ocupar permanentemente a torre mais alta do conjunto. Uma dos mais reconhecidos hotéis de luxo do mundo, o Jumeirah Hotel é agora um dos principais destinos dos turistas que visitam a cidade de Nanjing.

© Hufton + Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nankín, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro cultural da juventude de Nanjing / Zaha Hadid Architects" [Nanjing International Youth Cultural Centre / Zaha Hadid Architects] 16 Jan 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907192/centro-cultural-da-juventude-de-nanjing-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.