Casa BL / Hugo Monte

Casa BL / Hugo Monte - Janela, FachadaCasa BL / Hugo Monte - JanelaCasa BL / Hugo Monte - FachadaCasa BL / Hugo Monte - Corrimão, VigaCasa BL / Hugo Monte - Mais Imagens+ 38

Póvoa de Varzim, Portugal
  • Arquitetos: Hugo Monte; Hugo Monte
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  526
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Siemens, Vibia, W2007
Casa BL / Hugo Monte - Janela, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada num contexto rural de difícil caracterização a casa BL desenvolve-se em  franca relação com o exterior através de um pátio que se estende no terreno e nos transporta para um patamar de reunião à volta de uma fogueira.
A entrada em amplitude sugere os restantes espaços e relaciona os três pisos de forma descomplexada.

Casa BL / Hugo Monte - Fachada
© João Morgado

A proposta inscreve-se num terreno de forma rectangular e sentido Nascente / Poente com cerca de 2.748,00 m² .Com um programa funcional inicial bem definido pelos promotores optou-se por uma habitação de três pisos de forma a agrupar exigências diárias pelos diferentes níveis da habitação.

Casa BL / Hugo Monte - Fachada
© João Morgado
Implantacao
Casa BL / Hugo Monte - Janela, Porta, Fachada
© João Morgado

O Piso da cave recebe a garagem com acesso através de uma rampa exterior que faz a transição entre cotas. Dois arrumos uma zona técnica e um espaço de ginásio com ligação ao exterior através de um pátio, completam a restante área.
O piso da entrada, à cota da rua, acolhe as áreas sociais através de num espaço de recepção com a amplitude de um duplo pé direito e onde se situa a escada de acesso a todos os pisos.

Casa BL / Hugo Monte - Corrimão, Viga
© João Morgado

A partir daqui distribui para um escritório e uma instalação sanitária, e para a sala e cozinha que partilham o mesmo espaço exterior acessível através de grandes panos de vidro tornando estas áreas mais próximas quer visualmente quer no seu relacionamento funcional.

Casa BL / Hugo Monte - Imagem 32 de 43
© João Morgado

O piso superior apresenta um espaço de leitura com ligação ao espaço de duplo pé direito, conectado a um corredor de distribuição com armários de apoio a dois quartos servidos internamente por uma instalação sanitária. Ao fundo, e voltado a Poente, situa-se uma suite com quarto de vestir, casa de banho e uma ampla varanda com vista para o jardim.

Casa BL / Hugo Monte - Cadeira
© João Morgado

O espaço exterior teve neste projecto um especial cuidado no tratamento da atmosfera criada pelos centenários sobreiros existentes onde se criou um espaço de reunião à volta de uma fogueira deixando desta forma que a história dos sobreiros faça parte das historias que por lá se vão contando...

Casa BL / Hugo Monte - Jardim
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BL / Hugo Monte" 20 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907136/casa-bl-hugo-monte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.