H.I.V.E. X FIVE / Christopher Megowan

H.I.V.E. X FIVE / Christopher Megowan - Mais Imagens+ 14

Brighton, Austrália
  • Arquitetos: Megowan Architectural; Megowan Architectural
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bentu, Cintac®, Methven, Smeg, Tongue n Groove, WÖHR, Zincalum, newform, spotted
Cortesia de Christopher Megowan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na região suburbana de Brighton East, onze quilômetros à sudeste do do centro de Melbourne, o H.I.V.E. (Hybridized Interlocking Vertical Environments) X FIVE encontra-se dissimulado atrás de uma fachada bastante comum, a qual foi incorporada do antigo edifício existente. Implantado em um lote de dimensões compactas, contando apenas com 220 m2, o projeto desenvolvido por Christopher Megowan precisava lidar ainda com outras duas empenas cegas junto à seus limites norte e sul. Como resultado final, este conjunto conta com cinco unidades independentes e uma frente comercial para a rua principal, sendo um escritório de arquitetura e outras quatro residências além de uma garagem vertical automatizada nos fundos. Concebido através de uma incomum sobreposição vertical para este tipo de apartamentos, essa abordagem permitiu criar um conjunto diversificado de espaços de qualidade mesmo se tratando de uma área muito reduzida.

Cortesia de Christopher Megowan

Concebido e executado pela Megowan Architectural, este projeto nos mostra como enfrentar os desafios da renovação e reurbanização de áreas suburbanas de uma forma particularmente inovadora. O "H.I.V.E. X FIVE" é a evidência construída de que um bom projeto de arquitetura pode sim responder aos desafios frequentemente associados ao reuso adaptativo, à consolidação de áreas urbanas e à criação de espaços de qualidade. No nível da rua, a fachada foi recuada de forma a ampliar a área de calçada. A unidade de frente para a rua foi transformada em um escritório / residência que a própria Megowan Architectural passou a utilizar como seu mais novo endereço em Brighton East. Ao romper com o típico plano de telhado, criando varandas abertas que se comunicam com os espaços internos das unidades, fizemos com que esta típica tipologia comercial de bairro ganhasse vida nova. Bem em meio ao edifício, a unidade central se desenvolve através de quatro pavimentos até o deck da cobertura desde onde é possível ter uma vista panorâmica do skyline da cidade. Aberturas zenitais, exclusivamente projetadas para cada caso específico, permitem que a luz penetre livremente no interior de cada unidade.

Cortesia de Christopher Megowan

As unidades de número 2 e 3 foram construídas com generosos pátios de luz orientados para o norte, salas com pés direitos duplos e amplas aberturas de vidro. Este arejado jardim de inverno inunda o pé direito duplo da cozinha e das salas com luz natural além de favorecer a ventilação cruzada dos espaços internos da casa. A paleta de materiais utilizada no projeto é bastante simples e sóbria. As amplas aberturas geométricas de vidro contrastam com a madeira da carpintaria e o revestimento bruto dos tijolos aparentes. Em cada detalhe deste projeto foram utilizadas estratégias formais para maximizar o uso e a ampliar o espaço, criando layouts eficientes e compactos. Vez por outra, tijolos de vidro permitem que a luz penetre no interior através daquilo que seria simplesmente uma empena cega, criando momentos surpreendentes ao longo de seus espaços. Todas as unidades foram concebidas para serem bastante flexíveis, o que permitirá aos moradores o conforto de uma casa familiar que poderá ser adaptada ao longo dos anos.

Cortesia de Christopher Megowan
Corte
Cortesia de Christopher Megowan

A cozinha foi planejada de forma compacta e prática, reunindo todos os serviços necessários e eletrodomésticos ao longo de uma mesma parede técnica. Por outro lado, a ilha móvel da cozinha permite uma ampla flexibilidade, adaptando-se à diferentes configurações e arranjos espaciais. Da mesma maneira, o mezanino multiuso criado acima da cozinha nas unidades centrais poderá ser utilizado das mais diversas formas, proporcionando ainda mais flexibilidade às unidades. Finalmente, a unidade posterior possui uma ampla fachada de vidro voltada para o norte e com vistas para o movimentado centro da cidade de Melbourne. Além disso, ela se abre para o oeste através de um grande deck de forma trapezoidal coroado por uma pérgola de aço galvanizado que enquadra o pôr do sol sobre Port Phillip Bay.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "H.I.V.E. X FIVE / Christopher Megowan" [H.I.V.E. X FIVE / Megowan Architectural] 04 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907038/hive-x-five-christopher-megowan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.