Residência Brass / anthrosite

© Jon Reid

Residência Brass / anthrosite - Mais Imagens+ 14

Newcastle, Austrália
  • Arquitetos: anthrosite; anthrosite
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jon Reid

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno fica em uma área atípica, entre o rural e o urbano. No limite oeste do terreno há uma via que conecta comunidades de bairros vizinhos com o centro da cidade. Para o leste há uma área de preservação estadual com uma praia isolada. Relacionar essas duas situações opostas foi um ponto importante no desenvolvimento deste projeto, tornando-se partido da sala de estar ao ar livre, nomeada de Sala Jardim. Buscando aliviar o ambiente do intenso tráfego de veículos da rua, a sala foi orientada para captar as vistas longínquas do oceano e da mata natural. 

© Jon Reid

O terreno do projeto conformo tanto a forma do edifício quanto sua organização geral. Implantado em um cume existente no terreno, o edifício segue a topografia existente, descendo para criar relações internas diretas com o exterior, enquanto fornece separação interna através de mudanças sutis nos níveis.

© Jon Reid

Tendo em vista a mata próxima ao terreno, o projeto precisava preencher requerimentos de segurança contra incêndio. A resposta arquitetônica minimizou o impacto destes requerimentos para os fundos da casa, permitindo que os espaços de estar estivessem livres das limitações. 

Planta - Térreo

Alguns pontos eram importantes para o projeto: a cozinha deveria ser o centro da casa, as áreas externas deveriam se integrar com a paisagem, os dormitórios das crianças deveriam ser separados do dormitório principal e o acesso deveria ser valorizado. 

© Jon Reid

A partir do processo projetual, a importância e o impacto da paisagem, seja natural ou construída, se tornaram fundamentais no desenho. Cada dormitório é orientado de forma a enquadrar o jardim, o que enobrece a experiência e a relação entre espaços internos e externos. 

© Jon Reid

Acreditamos que uma hierarquia econômica permite o equilíbrio certeiro entre o custo e o benefício a ser atingido. Acreditamos também que os primeiros investimentos deveriam ser nos espaços e itens que irão mais impactar os usuários diariamente. Na Residência Brass o projeto se conforma em torno da Sala Jardim: o valor foi construído a partir de detalhes feitos a mão como janelas e portas de carpintaria, elementos de tijolo e concreto moldados in-loco e paisagismo nativo.  No interior, a marcenaria foi cuidadosamente projetada e construída, além da paleta neutra dar mais força à paisagem externa. 

© Jon Reid

Sem esgotar o orçamento, alguns revestimentos e fechamentos externos, além do sistema de água pluvial, elementos que impactam os usuários em um nível periférico, foram simplificados. Utilizando produtos padrão, os materiais são simplificados, trabalhados e terminados em monocromia escura para se situarem dentro do contexto nativo da mata.

© Jon Reid

Projeto é um processo. Cada projeto é resultado de um entendimento do terreno, da área, das condições, das restrições, do trabalho com as pessoas, do engajamento do cliente, das consultas e dos construtores. Todos trabalhando em colaboração para chegar  a resultados ainda não vistos. A Residência Brass segue esta filosofia. O projeto é resultado de uma resposta de todos esses fatores.  

© Jon Reid

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Brass / anthrosite" [Brass House / anthrosite] 01 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906693/residencia-brass-anthrosite> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.