Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Edifício residencial em Foz / Luís Peixoto

Edifício residencial em Foz / Luís Peixoto

© Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira + 22

Residencial  · 
Porto, Portugal
  • Arquitetos: Luís Peixoto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1100.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017
  • Fotógrafo Fotografias: Arménio Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: A. Sousa Alves (Asa), Cortizo, Galrão, Gneisse, Sanches, Sika
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inicialmente pensado como um edifício de cor branca e de grande transparência para o seu interior, o projecto acabou por evoluir para a obra aqui apresentada, na intenção de um gesto mais sóbrio e de maior relação com o ambiente urbano em que se insere.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Localizado numa área residencial próxima da costa, onde se misturam a habitação unifamiliar e a plurifamiliar de baixa densidade, a proposta resultou de uma vontade de aproximar o habitar no edifício de apartamentos a qualidades de uma casa isolada. Com apenas seis apartamentos distribuídos em quatro pisos, o bloco insere-se num lote que ronda os 700 m2. Cada um dos fogos apresenta um desenho próprio ao nível da sua distribuição interior, sendo que um dos principais desafios do projecto foi a personalização da habitação conforme as diferentes pretensões dos clientes. Posto isto, procuramos dar uma resposta flexível não apenas no plano espacial, mas também estrutural.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

A relação com o exterior é feita através de vãos pontuais de dimensões consideráveis que, por acompanharem a diferente configuração dos apartamentos, conferem dinâmica aos alçados. A escolha de tonalidades escuras, que contribuem para controlar a escala do edifício, e os vidros espelhados, conferem à obra uma das suas principais características: a capacidade de reflectir a sua envolvente, camuflando-se entre as árvores e o céu, deixando de se perceber por vezes onde começa e acaba o objecto arquitectónico.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Rua Dr. Sousa Rosa, 292, Porto, Portugal

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício residencial em Foz / Luís Peixoto" 28 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906328/edificio-residencial-em-foz-luis-peixoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.