Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura

Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Mesa, CadeiraMonte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Janela, Porta, CadeiraMonte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Pia, BanheiroMonte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Bancada, Cozinha, PiaMonte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: JJs Arquitectura; JJs Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Coelho
Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Janela, Fachada, Concreto
© Luis Coelho

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção visa a renovação extensiva e ampliação de uma moradia unifamiliar localizada perto do centro da cidade do Porto. A casa original foi construída em 1950, numa operação conjunta com os dois edifícios adjacentes. Desenvolvia-se em dois pisos, com espaço comercial ao nível da rua e um piso destinado a habitação. Ao longo dos anos o edifício foi sofrendo várias intervenções avulsas, que descaracterizaram a planta original e removeram todo e qualquer elemento arquitetónico de relevo. O projeto encarou o desafio de converter os espaços interiores negligenciados num ambiente contemporâneo dentro de um cenário economicamente sustentável.

Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Janela, Porta, Cadeira
© Luis Coelho
Planta - 1° Pavimento
Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Mesa, Cadeira
© Luis Coelho
Planta - 2° Pavimento
Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Cama, Dormitório
© Luis Coelho

A casa foi totalmente reconfigurada e introduzida uma nova linguagem de espaço e luz. Removidos os vários elementos dissonantes, apenas alguns componentes estruturais e a fachada principal resistiram e foram reintegrados na proposta. As principais alterações espaciais foram introduzidas principalmente no piso intermédio, onde a vontade de obter um espaço social mais alargado e com ligação ao pátio exterior levaram à necessidade de ampliação do edifício. O novo piso superior é dedicado exclusivamente à área privada da casa e inclui um quarto, casa de banho e quarto principal. Do ponto de vista da rua, o novo piso emerge como um volume contemporâneo destacado da fachada original e sobre a platibanda do edifício adjacente, procurando preservar o carácter e integridade da paisagem urbana.

Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Imagem 20 de 28
© Luis Coelho

A escada permanece na posição original. Destaca-se o volume escultural que leva ao piso superior, e ao mesmo tempo reforça-se a transparência no piso intermédio. Todos os espaços interiores estão agora expostos à luz natural. Uma clarabóia cria uma nova fonte de luz na caixa de escadas e permite vistas para o infinito. Da mesma forma, uma pequena clarabóia inunda a casa de banho superior.

Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Escada, Corrimão
© Luis Coelho

A fachada tardoz foi totalmente reconstruída. Dois novos vãos recuados e simétricos abrem o interior para o jardim privado. Os vãos são generosos, ao mesmo tempo que controlam a entrada de luz solar no verão.

Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura - Janela, Fachada
© Luis Coelho

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Monte Cativo 434 / JJs Arquitectura" 01 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906287/monte-cativo-434-jjs-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.