Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Studio AG Arquitetura
  6. 2016
  7. Casa APR / Studio AG Arquitetura

Casa APR / Studio AG Arquitetura

  • 07:30 - 5 Dezembro, 2018
  • Curadoria de Pedro Vada
Casa APR / Studio AG Arquitetura
Casa APR / Studio AG Arquitetura, © Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

© Ricardo Bassetti © Ricardo Bassetti © Ricardo Bassetti © Ricardo Bassetti + 27

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Brasil
  • Arquitetas Responsáveis

    Amanda Castro, Giovana Giosa
  • Equipe

    Amanda Jardim
  • Área

    150.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi idealizada para um jovem casal, recém-casado, que adora receber. Ela arquiteta e o marido dono de restaurante. O principal desejo era a integração total dos ambientes para ganhar amplitude, já que a antiga casa era muito pequena e segmentada, cozinha aberta, um jardim para que pudessem estar junto dos amigos e que a casa fosse muito bem iluminada e arejada.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

O que possibilitou a reformulação total da planta foi tornar a casa geminada dos dois lados, abolindo o corredor de serviço lateral e fazendo com que esse espaço se integrasse ao novo layout. Ao mesmo tempo reforçaria ainda mais a necessidade de trazer luz e ventilação de outras formas para a casa. Criou-se então um pátio interno que funciona como um clarão, e para reforçar a incidência de iluminação natural retiramos o beiral do volume dos fundos da casa.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Nesse pátio interno criamos uma parede verde, que traz a natureza para dentro da casa e inserimos a circulação vertical em uma passarela de vidro, obrigando os moradores a desfrutar do jardim ao acessar o pavimento superior. A reformulação geral dos ambientes trouxe a necessidade de alguns reforços estruturais. Uma sequência de vigas metálicas foi criada após a demolição das antigas paredes de sustentação revelando assim o esqueleto da construção original. Achamos interessante deixar as novas vigas aparentes evidenciando o contraponto entre a planta original segmentada e a integração de ambientes.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti
Corte A
Corte A
© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Remanejar a circulação vertical fez com que conseguíssemos transformar os quartos do superior em 2 suítes. Não havia a necessidade momentânea de mais um quarto, então optou-se por prever essa possibilidade. Deixamos no deck superior toda a infraestrutura para abrigar uma terceira suíte. Isso se tornou viável através da ruptura do volume pelo pátio, gerando mais uma face iluminada. Para garantir uma boa entrada de luz e ventilação trouxemos grandes panos de vidro para a arquitetura, a janela frontal e a do pátio interno, formam um eixo de ventilação cruzada, gerando uma generosa troca de ar.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Elegemos as cores claras como estratégia para refletir a luz levando-a a todos os pontos da casa e tornar o ambiente mais claro. Optamos por um piso frio no térreo por praticidade de limpeza e manutenção. O bloco de serviço, lavabo e despensa, foi revestido em madeira, carvalho americano para aquecer o ambiente, já que todo o resto eram cores claras e revestimentos lisos.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

O projeto de interiores buscou explorar diferentes texturas, como aço, palha, pedra, madeira e tecidos vibrantes para balancear com uma arquitetura minimalista. Além disso, priorizamos o uso de materiais com isolamento térmico e acústico, tendo em vista a alta poluição sonora da região e, aliado com as demais soluções citadas, gerar um microclima no meio de um centro comercial vibrante.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa APR / Studio AG Arquitetura" 05 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906191/casa-apr-studio-ag-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.