Casa APR / Studio AG Arquitetura

Casa APR / Studio AG Arquitetura - Mesa, Cadeira, Bancada, JanelaCasa APR / Studio AG Arquitetura - Prateleira, CadeiraCasa APR / Studio AG Arquitetura - Mesa, CadeiraCasa APR / Studio AG Arquitetura - Sofá, MesaCasa APR / Studio AG Arquitetura - Mais Imagens+ 22

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Studio AG Arquitetura; Studio AG Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Bassetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Caesarstone, Eliane, Engecusto, Escenium HAUS, GA Moveis, JCS, Jmar
  • Engenharia: GKS Engenharia
  • Arquitetas Responsáveis: Amanda Castro, Giovana Giosa
  • Equipe: Amanda Jardim
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa APR / Studio AG Arquitetura - Fachada, Aido
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi idealizada para um jovem casal, recém-casado, que adora receber. Ela arquiteta e o marido dono de restaurante. O principal desejo era a integração total dos ambientes para ganhar amplitude, já que a antiga casa era muito pequena e segmentada, cozinha aberta, um jardim para que pudessem estar junto dos amigos e que a casa fosse muito bem iluminada e arejada.

Casa APR / Studio AG Arquitetura - Sofá, Bancada, Cadeira
© Ricardo Bassetti
Planta - Térreo
Casa APR / Studio AG Arquitetura - Sofá, Mesa
© Ricardo Bassetti

O que possibilitou a reformulação total da planta foi tornar a casa geminada dos dois lados, abolindo o corredor de serviço lateral e fazendo com que esse espaço se integrasse ao novo layout. Ao mesmo tempo reforçaria ainda mais a necessidade de trazer luz e ventilação de outras formas para a casa. Criou-se então um pátio interno que funciona como um clarão, e para reforçar a incidência de iluminação natural retiramos o beiral do volume dos fundos da casa.

Casa APR / Studio AG Arquitetura - Janela, Corrimão, Aido
© Ricardo Bassetti

Nesse pátio interno criamos uma parede verde, que traz a natureza para dentro da casa e inserimos a circulação vertical em uma passarela de vidro, obrigando os moradores a desfrutar do jardim ao acessar o pavimento superior. A reformulação geral dos ambientes trouxe a necessidade de alguns reforços estruturais. Uma sequência de vigas metálicas foi criada após a demolição das antigas paredes de sustentação revelando assim o esqueleto da construção original. Achamos interessante deixar as novas vigas aparentes evidenciando o contraponto entre a planta original segmentada e a integração de ambientes.

Casa APR / Studio AG Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Ricardo Bassetti
Corte A
Casa APR / Studio AG Arquitetura - Bancada, Pia, Cozinha, Janela
© Ricardo Bassetti

Remanejar a circulação vertical fez com que conseguíssemos transformar os quartos do superior em 2 suítes. Não havia a necessidade momentânea de mais um quarto, então optou-se por prever essa possibilidade. Deixamos no deck superior toda a infraestrutura para abrigar uma terceira suíte. Isso se tornou viável através da ruptura do volume pelo pátio, gerando mais uma face iluminada. Para garantir uma boa entrada de luz e ventilação trouxemos grandes panos de vidro para a arquitetura, a janela frontal e a do pátio interno, formam um eixo de ventilação cruzada, gerando uma generosa troca de ar.

Casa APR / Studio AG Arquitetura - Janela, Corrimão
© Ricardo Bassetti

Elegemos as cores claras como estratégia para refletir a luz levando-a a todos os pontos da casa e tornar o ambiente mais claro. Optamos por um piso frio no térreo por praticidade de limpeza e manutenção. O bloco de serviço, lavabo e despensa, foi revestido em madeira, carvalho americano para aquecer o ambiente, já que todo o resto eram cores claras e revestimentos lisos.

Casa APR / Studio AG Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Ricardo Bassetti

O projeto de interiores buscou explorar diferentes texturas, como aço, palha, pedra, madeira e tecidos vibrantes para balancear com uma arquitetura minimalista. Além disso, priorizamos o uso de materiais com isolamento térmico e acústico, tendo em vista a alta poluição sonora da região e, aliado com as demais soluções citadas, gerar um microclima no meio de um centro comercial vibrante.

Casa APR / Studio AG Arquitetura - Mesa, Cadeira, Prateleira, Janela, Viga
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa APR / Studio AG Arquitetura" 05 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906191/casa-apr-studio-ag-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.