Centro Cultural Universitário Rogelio Salmona, da Universidade de Caldas (Primeira Etapa) / Rogelio Salmona

Centro Cultural Universitário Rogelio Salmona, da Universidade de Caldas (Primeira Etapa) / Rogelio Salmona - Mais Imagens+ 43

Manizales, Colômbia
  • Construção: Eng. Diego Tamayo Serna
  • Cálculo Estrutural: Josué Galvis
  • Promotor: Universidad de Caldas
  • Estudo De Solos: Geotécnicos SAS, Ing. Ignacio Lopéz Villa, Quasar Ingenieros Consultores y Cia Ltda. Ing. Jorge Alonso Aristizabal.
  • Projeto Elétrico: Ing. Alberto Salazar (estudios preliminares), Ing. Gabriel Eugenio Tobón
  • Projeto Hidráulico E Sanitário: JB Ingeniería. Ing Ricardo Forero
  • Voz, Dados E Segurança: Ing. Gabriel Eugenio Tobón
  • Engenharia Acústica: A.D.T
  • Bioclimática: Jorge Ramírez
  • Iluminação: Rogelio Salmona S.A
  • Auditoria: Jorge Mejía Arango
  • Arquitetos Responsáveis: Rogelio Salmona, Maria Elvira Madriñan
  • Equipe De Projeto: Fernando Amado Zarate, Diego Alejandro Ferro Martínez
  • Cidade: Manizales
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Dominic Dudley

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se do projeto cultural mais importante da região central da Colômbia. Está localizado em Manizales, uma das principais cidades da região cafeeira do país, com uma população de 500.000 habitantes.

© Maria Elvira Madriñan

O projeto potencializa a vida cultural universitária e cidadã em geral, promovendo a inovação, a pesquisa e o aprendizado através das artes visuais e do uso de novas tecnologias. O edifício, por sua vez, oferece lugares para a pesquisa social em escala metropolitana e regional.

Planta Localização

Localizado em um lugar caracterizado por sua topografia íngreme, com vistas privilegiadas da cadeia montanhosa que rodeia a cidade, o projeto responde às condições topográficas do terreno, distribuindo-se longitudinalmente na única parte plana, para evitar escavações e, assim, gerar uma economia significativa na construção.

© AOB

O Centro Cultural se estrutura ao redor de um espaço aberto, um pátio retangular que funciona como articulador de todos os espaços tanto física, quanto visualmente. O pátio se torna, então, um ponto de encontro para acessar os diversos espaços do edifício, ao mesmo tempo que se constitui como uma intersecção que potencializa as relações com a cidade e com a geografia existente.

© Dominic Dudley

O projeto paisagístico proposto contribui para o enriquecimento e fortalecimento da estrutura ecológica principal da cidade. Para isso, foram escolhidas espécies características da região, as quais imprimem uma identidade particular ao entorno e enriquecem a estrutura ambiental urbana.

© Dominic Dudley

O programa do Centro Cultural é composto por uma grande biblioteca, o centro de ciências, um auditório para 180 pessoas, uma cafeteria, uma sala de exposições, um auditório ao ar livre, um conservatório, escritórios e locais de reunião necessários para o desenvolvimento das atividades administrativas e culturais que ali ocorrem. Além disso, um futuro teatro para 600 pessoas com serviços complementares para o conservatório complementará o programa.

© Dominic Dudley

Para o desenvolvimento do projeto, foi realizada uma pesquisa com as empresas de tijolo e concreto da região, com o propósito de criar cores mais quentes desses materiais, tendo em vista que seriam predominantes no edifício.

© Carlos Naranjo

No projeto foram incorporadas técnicas contemporâneas de construção, buscando a inovação em sintonia com um destaque ao valor do artesanato e a qualidade da mão de obra. Com o tijolo foi possível evidenciar a versatilidade e riqueza do material, e com o concreto aparente se enfatizou a estrutura. Como na música, as paredes e a estrutura se compuseram com ritmos, cadências e silêncios.

© Carlos Naranjo

O edifício é uma resposta ao lugar onde se implanta, dominando a paisagem e contribuindo para o enriquecimento da vida cultural e da integração cidadã não só em Manizales, mas em toda a região cafeeira.

© Luis Suarez Sierra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cl. 65 #26-10, Manizales, Caldas, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Universitário Rogelio Salmona, da Universidade de Caldas (Primeira Etapa) / Rogelio Salmona" [Centro Cultural Universitario Rogelio Salmona, de la Universidad de Caldas (Primera Etapa) / Rogelio Salmona] 29 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906073/centro-cultural-universitario-rogelio-salmona-da-universidade-de-caldas-primeira-etapa-rogelio-salmona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.