Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 2 de 28 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 3 de 28 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 4 de 28 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 5 de 28 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Mais Imagens+ 23

Calgary, Canadá
  • Arquitetos: Snøhetta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22296
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BS Eurobib AS, SCHULZ SPEYER Bibliothekstechnik AG, StructureCraft
  • Arquiteto Projeto Executivo E Arquiteto Paisagista Projeto Executivo: DIALOG
  • Cliente: Calgary Municipal Land Corporation (CMLC)
  • Estrutural: Entuitive
  • Engenharia Mecânica: DIALOG
  • Engenharia Elétrica E Iluminação: SMP Engineering
  • IT/AV: McSquared System Design Group, Inc.
  • Construtora: Stuart Olson
  • Cidade: Calgary
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 14 de 28
Cortesia de Snøhetta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está situada dentro de uma complexa condição urbana, onde uma Linha de Trem totalmente operacional cruza o terreno em um caminho curvo, dividindo o centro e o bairro de East Village. Em resposta, o projeto ergue a entrada principal sobre a linha de trem. Delicadamente, os terraços nas encostas guiam até o coração do edifício, permitindo que pessoas de todas as direções interajam com a biblioteca.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 5 de 28
Cortesia de Snøhetta
 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 19 de 28
Corte
 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 17 de 28
Cortesia de Snøhetta

Anfiteatros ao ar livre fornecem lugares para as pessoas se sentarem e permitem que os programas da biblioteca se espalharem até a parte exterior. Vegetações que fazem referência à paisagem nativa atraem as montanhas e pradarias de Calgary para a paisagem urbana e revestem as ruas circundantes da praça com ulmeiro e álamos. Com um portal e uma ponte, a praça de entrada une o terreno, anteriormente dividido entre os dois bairros, e restabelece conexões visuais e pedonais.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 10 de 28
Cortesia de Snøhetta
 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 28 de 28
Planta - térreo

A dinâmica fachada de vidro triplo é composta por um padrão modular hexagonal que expressa os objetivos da biblioteca de fornecer um espaço que convida todos os visitantes. Variações na forma hexagonal espalham-se pela superfície curva do edifício em painéis alternados de vidro e ocasionalmente alumínio. A partir dessas formas surgem outras familiares: partes do padrão podem se assemelhar a um livro aberto, a um traçado de linhas ou a casas interligadas, ancorando as ideias do coletivo e da comunidade. O mais importante é que todo o volume do edifício está contido no mesmo padrão, permitindo que todos os lados funcionem como a "frente" do edifício. Esse vocabulário visual continua no interior, expresso no design da nova identidade visual da biblioteca e na sinalização do prédio, unificando os objetivos de inclusão da edificação.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 7 de 28
Cortesia de Snøhetta

A geometria da fachada é esculpida para revelar um amplo arco de madeira que envolve os visitantes à medida que se aproximam. Enquadrando a entrada do edifício, a forma faz referência às nuvens Chinook, comuns na região. Criada inteiramente de tábuas de cedro vermelho ocidental, da vizinha British Columbia, a cobertura de duas pontas está entre as maiores feitas em madeira e de forma livre do mundo. Sua forma orgânica e textura trazem o grande prédio para uma escala tátil e íntima. Visível do exterior, o átrio principal convida os transeuntes a adentrarem ao espaço.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 2 de 28
Cortesia de Snøhetta

À medida que a arcada continua até o saguão e o átrio, a madeira cresce em espiral até mais de 25 metros. As ripas de madeira revestem o perímetro do átrio aberto, moldado em planta como uma elipse pontiaguda, servindo como um dispositivo de orientação para as pessoas captarem rapidamente a circulação e a lógica organizacional da biblioteca. No interior, a estrutura de concreto é deixada exposta e inacabada, insinuando as possibilidades em aberto. O ritmo de vigas e pilares lembra uma colunata grega que servia como espaços de reunião e troca intelectual. A crueza da paleta de materiais destina-se a dar às pessoas a sensação de que a biblioteca é um local de envolvimento, em vez de um repositório sacrossanto para livros.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 6 de 28
Cortesia de Snøhetta

Organizado em um espectro de "Divertido" para "Sério", o programa da biblioteca localiza as atividades públicas mais pavimentos inferiores, transitando gradualmente para áreas de estudo mais silenciosas nos níveis superiores. No nível da rua, uma série de salas multifuncionais alinham-se no perímetro do edifício, melhorando a conectividade entre o interior e o exterior. No térreo, a Biblioteca Infantil oferece casas de espetáculos com espaço para atividades artesanais baseado em desenhos, programas de alfabetização precoce e uma experiência de recreação para todo o corpo.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 13 de 28
Cortesia de Snøhetta

Ao longo dos seis pavimentos, uma variedade de espaços oferece interações digitais, analógicas, de grupo e individuais. No nível mais alto da biblioteca está a Grande Sala de Leitura, concebida como uma caixa de jóias dentro da biblioteca, que fornece um espaço para estudo focado e inspiração. Os leitores entram através de um ambiente de transição com luz e acústica suaves. No interior, as ripas de madeira verticais alinham o espaço para proporcionar privacidade e visibilidade, definindo um espaço interior sem usar paredes sólidas. A luz natural ilumina o espaço através das ripas de madeira criando linhas de visão entre o átrio e a fachada ocidental.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 16 de 28
Cortesia de Snøhetta

Chegando ao ponto mais ao norte da biblioteca, encontra-se a sala de estar, com vista para a linha do trem e o ponto de encontro dos dois bairros. Cheia de luz e atividades, esta proa do edifício não servirá apenas como um farol para aqueles de fora, convidando-os a entrar, mas também como uma perspectiva de olhar para trás - um ponto de vista adequado para observar o impacto de um edifício que espera reenergizar o espírito de cultura, aprendizado e comunidade em Calgary.

 Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta - Imagem 8 de 28
Cortesia de Snøhetta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:800 3 St SE, Calgary, AB T2G, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: " Biblioteca Central de Calgary / Snøhetta" [ Calgary Central Library / Snøhetta] 19 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906051/biblioteca-central-de-calgary-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.