Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates

Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 2 de 23Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 3 de 23Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 4 de 23Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 5 de 23Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Rafati Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafati Associates
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alborz, Khamfars company, Marjan Tile Co., Pars Glass Company, Picco Colour
  • Arquitetos Responsáveis: Amir Hossein Rafati
  • Cliente: Ali Rafati
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 4 de 23
© Rafati Associates

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Retiro Casca de Caracol foi construído no campo, a 45 quilômetros para o sudoeste de Shiraz, Irã. Foi projetado como uma casa de veraneio para uma família que busca um lugar para descansar, confraternizar longe do alvoroço da cidade. A casa tem um pequeno pátio e foi projetada pensando na contradição de usos introvertidos e extrovertidos. Seus espaços são em forma de uma casca de caracol, o que dá o nome ao retiro.   

Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 5 de 23
© Rafati Associates

Por conta do clima semi-desértico e com pouca precipitação, atividades como a jardinagem são difíceis e somente tipos muito específicos de plantas podem sobreviver. Dessa forma, a ideia era criar um pequeno jardim adjacente ao edifício, tratado especificamente para permitir que flores e plantas ornamentais pudessem crescer saudáveis. A maior parte dos ambientes internos se abrem para este pátio, o qual proporciona uma vista mais verde para os ambientes, além de reduzir a temperatura do ar durante os dias mais quentes. 

Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 9 de 23
© Rafati Associates
Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 19 de 23
Planta
Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 2 de 23
© Rafati Associates

Uma estratégia dupla foi implantada no projeto: como muitas casas tradicionais persas, os espaços internos das casas são desenhados de forma bastante introspectiva, fechados e com o mínimo de transparência necessário, o que ajuda a manter a temperatura interna confortável em um clima extremo. Além disso, essa configuração também garante um ambiente mais privativo com uma atmosfera de relaxamento e meditação. Por outro lado, a cobertura do edifício funciona como um terraço elevado com vista para a paisagem. Um espaço certeiro para festas e confraternizações nas tardes e noites de verão. 

Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 16 de 23
© Rafati Associates

A organização interna do edifício é holisticamente vista como uma concha de caracol, conformada por consecutivos espaços que começam com o pátio e vão se colocando de forma circular. Cada espaço é mais reservado do que o anterior, de forma que não há portas ou repartições internas, de forma que os residentes se sentem dentro de um espaço contínuo e fluido. O maior espaço interno tem menos conexões com o exterior, e portanto um contato com luz natural controlado durante o dia, o que faz dele apropriado para funcionar como sala de estar durante o verão, enquanto o menor espaço, que tem uma grande janela para o sul, seria uma boa sala para o inverno. 

Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 17 de 23
© Rafati Associates

A estrutura consiste em paredes de alvenaria reforçadas com malha de aço. A parede de tijolo curvo é projetada como uma concha que é a estrutura exposta e a fachada do edifício.

Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 3 de 23
© Rafati Associates

Vigas de aço atravessam essas paredes estruturais e folhas galvanizadas cobrem o espaço entre elas. Este método foi escolhido para criar um teto estruturalmente exposto em um ambiente rural que não fosse possível construir concreto a vista de alta qualidade. O telhado de aço é então coberto com camadas de asfaltite fria, isolamento e concreto leve, buscando usar o telhado como um possível terraço.

Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 15 de 23
© Rafati Associates
Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates - Imagem 6 de 23
© Rafati Associates

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Rertiro Casca de Caracol / Rafati Associates" [Snail Shell Retreat / Rafati Associates] 10 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905954/rertiro-casca-de-caracol-rafati-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.