V Villa / White Cube Atelier

V Villa / White Cube Atelier - Mais Imagens+ 19

Maku, Irã
  • Arquitetos: White Cube Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Farshid Nasrabadi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Basalt Stone, Lorenzo, Novawood, Oak Wood
  • Lead Architects: Reza Asadzade, Shabnam Khalilpour
  • Collaborators: Hengameh Rezaee, Mohamad Asadzade
  • Cidade: Maku
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Farshid Nasrabadi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na região montanhosa de Maku. Com vistas para uma paisagem natural espetacular, a ideia central era proporcionar um retiro aconchegante para fugir do alvoroço da cidade.

© Farshid Nasrabadi

O primeiro desafio foi entender a relação entre os espaços internos e externos, assim como o diálogo entre o que seria espaço fechado e o que seria espaço aberto. Este conflito entre dentro e fora, in-out, pode ser explicado como se a arquitetura possuísse uma partícula do mundo e a fechasse, criando dois fenômenos: o espaço interno e o externo. Este projeto foi pensado como uma tentativa de abolir os limites da natureza humana e criar coerência entre o dentro e o fora, o fechado e o aberto. Uma tentativa de enriquecer os requisitos espaciais, bem como criar dinâmicas na forma.

Planta - Térreo
Planta - 1º Pavimento

O edifício está localizado em um distrito onde o ambiente natural é dominante. Os volumes são independentes e combinados entre si, buscando a simplicidade da forma, característica que ampara a humildade da arquitetura perante o mistério da natureza. Um terraço se estica, estruturado por pilares em V e é completado por um corrimão linear que maximiza a transparência sobre as planícies verdes ao redor.

© Farshid Nasrabadi

Outro desafio foi a área bruta de 45 metros quadrados. O térreo é conectado com a terra por um nível que é dedicado a sala de estar e a cozinha. O primeiro pavimento inclui dois quartos e um banheiro. Os dois níveis são conectados por uma escadaria em balanço, resolvendo assim o desafio da área construída e desempenhando um papel fundamental em moldar a forma do edifício. A segunda escadaria leva até a cobertura, onde há um mirante que observa a paisagem natural. Uma piscina, localizada no térreo, na parte leste, otimiza a ventilação natural na sala. 

© Farshid Nasrabadi

Outro ponto focal do projeto foi a escolha de materiais para a fachada. Os materiais foram escolhidos para dar vida e identidade para o projeto. A pedra basáltica, amplamente utilizada em edifícios históricos da região, é utilizada como material vernacular em composição com madeira. Grandes janelas panorâmicas são adicionadas para permitir fluidez e transparência aos ambientes.

Corte AA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "V Villa / White Cube Atelier" [V Villa / White Cube Atelier] 19 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905942/v-villa-white-cube-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.