Residência GP / Raíz Taller de Arquitectura

© Patricia Salgado + Gustavo Muñoz

Residência GP / Raíz Taller de Arquitectura - Mais Imagens+ 14

Zapopan, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  164
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arrow, Comex, Interceramc, Llano de la Torre, Ocotlan, Perdura
Mais informaçõesMenos informações
© Patricia Salgado + Gustavo Muñoz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um bairro no Município de Zapopan e conta com uma superfície de construção de 164.33 m2 divididos em 3 níveis, eles estão dispostos em um terreno de forma retangular com 6 metros de testada por 17,5 metros de profundidade. O programa arquitetônico responde às necessidades de um jovem casal.

Planta - térreo

A disposição dos três níveis foi criada em torno de um pátio central de pé-direito triplo que ajuda a iluminar e ventilar toda a casa. Para proporcionar uma temperatura agradável na residência utilizou-se a ventilação cruzada natural, também com a intenção de aproveitar os recursos naturais e reduzir o consumo de energia foram aproveitados os vãos para prover iluminação natural.

© Patricia Salgado + Gustavo Muñoz
Corte

No térreo, logo ao entrar, está o hall com pé-direito duplo, abrindo visuais para os demais espaços da casa, por um corredor iluminado diretamente pelo pátio central se acessa a cozinha e a sala de jantar. Esta, por um lado, é iluminada e ventilada pelo pátio central e, por outro, por uma janela que tem como remate visual uma fonte em um muro baixo. Por trás deste está o lavabo.

© Patricia Salgado + Gustavo Muñoz

Subindo as escadas chega-se ao segundo nível da casa, um estúdio e a sala de televisão com janelas da fachada principal que mostram as copas das árvores do parque.

© Patricia Salgado + Gustavo Muñoz

O dormitório está localizado no espaço mais privado da casa, iluminado por duas janelas, uma voltada para o pátio central e a outra na fachada posterior. No terceiro nível está o telhado jardim, este pátio é protegido visualmente por elementos de concreto e abre-se para as copas da árvores do parque.

© Patricia Salgado + Gustavo Muñoz

Nas fachadas, como em algumas paredes interiores, utilizou-se divisórias de blocos de concreto aparente, as vigas e lajes são expostas em congruência com o sistema construtivo utilizado. Além disso, no interior, a estrutura aparente revela as vigas, suportes, lajes e vergalhões.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência GP / Raíz Taller de Arquitectura" [Casa GP / Raíz Taller de Arquitectura] 25 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905608/residencia-gp-raiz-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.