Círculo Francês / Trama Arquitectos

© Lorena Darquea

Círculo Francês / Trama Arquitectos - Mais Imagens+ 28

Guadalajara, México
  • Arquitetos: Trama Arquitectos; Trama Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BLT, Grupo IUSA, Grupo Napresa, Grupo URREA, MOOMA Mosaicos, URREA
  • Gerenciamento Da Obra: Emmanuel Calles, Gabriela González Lavalle.
  • Cálculo Estrutural: Jorge Suárez M.
  • Engenharia Elétrica: FMS Ingeniería.
  • Carpintaria: Eng. Carlos Chávez / Carpintería y Diseño de Jalisco, S.A. de C.V.
  • Esquadrias: Ventalum.
  • Serralheria: Óxido Arte / Francisco Espinosa.
  • Hortas Urbanas: Estudio Núcleo, deraiz_cultivourbano
  • Paisagismo: EntrePlantas
  • Arquitetos Autores Da Obra: Jaime Castiello Chávez, Héctor Santana, Edgardo Sandoval
  • Equipe De Projeto: Juan Carlos Barriga, Susana Cortés, Ana Castellanos, Salvador Hernández, Hugo Yáñez, Lic. Miguel A. Martínez, Jorge I. Gutiérrez e Héctor Farid
  • Cidade: Guadalajara
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado na rua López Cotilla esquina com Atenas e Priscila Sánchez, em um dos bairros mais pitorescos da cidade. Sua proximidade com a Av. Chapultepec é acompanhada por uma série de lugares que o tornam centro de inúmeros eventos culturais e artísticos, fazendo desta área um lugar perfeito para todos aqueles que gostam da vida urbana.

© Lorena Darquea
Croquis. Image Cortesía de Trama Arquitectos
Planta baixa - térreo

O projeto se concentra no perfil de jovens profissionais, solteiros, casais sem filhos ou famílias pequenas, com um design moderno baseado no contraste de elementos aparentes em aço, concreto e mosaicos de cimentos (elemento típico da arquitetura de Jalisco).

© Lorena Darquea
Planta baixa - pavimento tipo

Em sua composição, o empreendimento é concebido em dois edifícios de sete níveis (piso térreo comercial e áreas comuns para moradores e visitantes, mais seis níveis de habitação com jardim no terraço) que correm paralelos às duas ruas adjacentes e que, ao mesmo tempo, abrem-se de leste a oeste um ao outro: López Cotilla ao norte e Prisciliano Sánchez ao sul, o que significa que ambos os volumes, respeitando o tecido urbano, buscam a integração com o contexto imediato.

© Lorena Darquea

Ao leste da propriedade, no centro dessas duas moradias, abre-se um espaço que acomoda o jardim urbano, gerando um elemento de convivência entre os proprietários do condomínio e que, por sua vez, gera a possibilidade de colher frutas e espécies para consumo local, gerando uma dinâmica de abordar o natural em um contexto completamente urbano.

© Lorena Darquea

Os dois edifícios possuem no térreo duas fachadas voltadas para a rua, instalações comerciais que apresentam agradáveis estadias de convivência. 

© Lorena Darquea

No total, são 60 apartamentos distribuídos entre os dois edifícios conectados por uma ponte de aço e concreto que se manifesta como elemento integrador plástico do edifício. Cada nível é identificado por diferentes cores em mosaico tradicional colocado na fachada interna, criando uma aparência cálida e interessante. Finalmente, três níveis de subsolo abrigam o estacionamento, o primeiro para uso comercial e os dois restantes para uso residencial, bem como salas de máquinas, serviços e depósitos.

© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Manuel López Cotilla 1223, Americana, 44160 Guadalajara, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Círculo Francês / Trama Arquitectos" [Círculo Francés / Trama Arquitectos] 10 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905399/circulo-frances-trama-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.