Cabana Urbana / Olson Kundig

Cabana Urbana / Olson Kundig - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Olson Kundig; Olson Kundig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  223
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aaron Leitz
  • Arquiteto Responsável Na Obra: Renee Boone
  • Construtora: Dovetail General Contractors
  • Arquiteto Responsável: Jim Olson, FAIA
  • Equipe: Jim Olson, FAIA, Design Principal; Renee Boone, Project Manager and Project Architect
  • Cidade: Seattle
Mais informaçõesMenos informações
© Aaron Leitz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro residencial de Seattle, o projeto da Cabana Urbana responde às necessidades de um retiro urbano que conecta a cliente à natureza. A casa de 223 metros quadrados foi implantada na parcela noroeste do terreno, maximizando assim as áreas ajardinadas nas partes sul e leste. Sua planta permite fachadas e superfícies envidraçadas, aumentando assim a exposição ao jardim. Com o objetivo de ser auto-suficiente em energia elétrica, a casa foi projetada incorporando alguns fatores de sustentabilidade como painéis fotovoltaicos e ainda um sistema de aquecimento a partir do bombeamento de ar e água. Além disso, o plantio de plantas maduras e a escolha por um jardim denso ajuda a transformar uma residência urbana em um refúgio privativo.

A cliente queria ter a sensação de viver na mata, quando, na verdade, sua casa está situada em um lote urbano de proporções padrões. 

Jim Olson, Arquiteto 

© Aaron Leitz

O projeto desta residência é organizado a partir de um espaço de estar central, de onde saem duas asas, uma com a suíte principal e a outra com o quarto de hóspedes e áreas de serviços. O coração da casa, tanto em planta quanto em funcionamento, é a cozinha aberta e os espaços de estar que ficam envolta, conformados por um volume único, com mais de 4,80 metros de pé direito. Neste espaço, uma grande abertura permite contato com o jardim, enquanto  janelas altas maximizam a entrada de luz dentro da casa e criam uma ambiência iluminada porém privativa. 

© Aaron Leitz
Planta
© Aaron Leitz

A materialidade do projeto foi escolhida, primeiramente, com base na economia e na sustentabilidade, mas também levou-se em consideração a extensa coleção de arte Nativo Americana da cliente. Os pisos de concreto foram tingidos com um tom de vermelho, inspirados no cedro vermelho e no ocre. As paredes e o teto são de madeira, considerando sua durabilidade e simplicidade. Na parte exterior, um tipo de fechamento recuperado de um armazém de frutas que existe nas proximidades irá resistir naturalmente com manutenção mínima. A cobertura de aço galvanizado complementam os acabamentos com ares naturais. Além dessa materialidade mais natural e leve, a casa incorporou estratégias de sustentabilidade como um telhado verde, o que reflete o engajamento da cliente perante a conservação do meio ambiente. 

© Aaron Leitz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cabana Urbana / Olson Kundig" [City Cabin / Olson Kundig] 31 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904916/cabana-urbana-olson-kundig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.