Escrito na Água / Studio Octopi

Escrito na Água / Studio Octopi - Mais Imagens+ 7

Runnymede District, Reino Unido
  • Arquitetos: Studio Octopi; Studio Octopi
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrew Butler
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bamber Wallis, Breedon Special Aggregate, Brett Aggregates, Cordek, Harrington Fabrications
© Andrew Butler

"Escrito na Água" é o primeiro projeto financiado pelo National Trust através do programa Trust New Art, e tem como objetivo proporcionar um espaço intimista para reflexão sobre o significado da Magna Carta e seu papel extraordinário na história dos direitos humanos. O projeto foi encabeçado por Mark Wallinger em parceria com o Studio Octopi e saiu vitorioso no concurso. 

© Andrew Butler

Um dos principais desafios do concurso era implantar este pavilhão em uma paisagem histórica. Runnymed é uma região histórica e ecologicamente importante. 

Planta e Corte

O edifício esta implantado em um pequeno platô em Cooper Hill, entre as árvores de carvalho. O platô foi aumentado para incluir uma vala de infiltração e uma barragem para evitar o escoamento da estrutura.

© Andrew Butler

Os materiais do edifício deveriam ser escolhidos a partir do contexto, enquanto a forma deveria ser integrada a paisagem e o projeto deveria abordar a passagem do tempo. 

© Andrew Butler

A terra batida, um tipo de taipa local, usa agregados locais e areia do próprio terreno, para formar as paredes. Construída a partir de camadas de um côvado de altura, uma antiga unidade de medida, as paredes fazem referência à geografia local. A textura das paredes variam dependendo da forma como a taipa foi feita, e contrasta com o aço inoxidável do espelho d'água.

© Andrew Butler

Uma passagem leva até um labirinto simples e circular, onde o visitante pode escolher ir para a esquerda ou direita, e adentrar em uma câmara onde o céu é visto a partir de uma claraboia colocada em cima de um espelho d'água.

© Andrew Butler

A estrutura da cobertura consiste em 52 vigas Douglas Fir, continuando a referência ao tempo. Doze aberturas iluminam o caminho entre as duas paredes. As vigas de madeira são pintadas de preto entre as paredes para se confundirem com as sombras. A água do telhado cai no espelho d'água, que reflete nas paredes, lembrando da fragilidade dos direitos humanos. As laterais do espelho d'água tem inscrições da Cláusula 39 da Magna Carta em suas faces internas, enquanto a água reflete as letras invertidas.

© Andrew Butler

Foi utilizado um tipo de jateamento para suavizar as reflexões do aço inoxidável. O espelho d'água tem apenas 1 côvado de altura, o que encoraja os visitantes a interagir com a obra de arte. Um banco, talhado na parte interna da parede, convida para sentar e contemplar o significado da Carta Magna atualmente. O orçamento da construção era de 410 mil libras, e foi viabilizado pela National Lottery, a partir da  Arts Council England, do Art Fund, do Sigrid Rausing Trust, do Henry Moore Foundation e do Lord and Lady Lupton. Além disso, houve também um apoio de Iwan e Manuela Wirth, Valeria e Rudolf Maag-Arrigoni e Harris Calnan.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Runnymede, Surrey, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escrito na Água / Studio Octopi" [Writ in Water / Studio Octopi] 31 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904812/escrito-na-agua-studio-octopi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.