Hotel Pedras do Patacho / HautLab

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - FachadaHotel Pedras do Patacho / HautLab - Mesa, Fachada, AidoHotel Pedras do Patacho / HautLab - Cadeira, MesaHotel Pedras do Patacho / HautLab - Imagem 5 de 54Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Mais Imagens+ 49

  • Arquitetos: HautLab; HautLab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1207
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Lima
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Alumiaco, Campelo Prime, Concrepoxi artefactos, Decortiles, Newline, Palimanan, SteelDecor, Stella Tech, Vao Livre
Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Imagem 9 de 54
© Bruno Lima

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praia do Patacho, localizada em Alagoas, é hoje um dos poucos destinos ainda “intactos” do litoral nordestino, em meio a 40km de coqueiros, diferente de tudo o que há na região. Cenário perfeito para um produto que também se propõe a ser diferente de tudo o que há na região.

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Imagem 5 de 54
© Bruno Lima

O Hotel Pedras do Patacho se enquadra na categoria de “Hotel Boutique”, sendo que está na essência de um empreendimento boutique entregar para o hóspede muito além do que, talvez, ele mesmo esperasse vivenciar naquele lugar.

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Jardim, Cadeira, Aido
© Bruno Lima

O objetivo era criar uma arquitetura marcante e espacialmente relevante, capaz de impactar e proporcionar uma experiência que fique guardada na memória pelo resto da vida. O partido foi uma arquitetura mais minimalista, exclusiva e sofisticada, entendendo as principais operações hoje da hotelaria boutique no mundo.

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Imagem 21 de 54
© Bruno Lima

O principal desafio foi vencer o terreno estreito, de modo que nenhum bangalô ficasse prejudicado pela sua posição, mas ainda tivesse toda privacidade. O ponto de partida foi criar um caminho, no sentido longitudinal do terreno, formado por paredões com 7m de altura, revestidos com pedra natural. O percurso, orgânico e relativamente estreito, proporciona ao hóspede pequenas descobertas, potencializando a questão das experiências sensoriais que a arquitetura pode provocar.

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Fachada, Arco
© Bruno Lima
Implantação
Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Imagem 27 de 54
© Bruno Lima

Por trás dos paredões encontram-se os bangalôs, somando 7 ao todo, apenas na primeira fase do empreendimento. Todas as unidades contam com vista para o mar e, nessa linha de garantir uma total privacidade e exclusividade para o nosso hóspede, desenvolvemos um bangalô que possui, em sua cobertura, uma piscina privativa com paisagismo exclusivo assinado para cada unidade, onde é possível usufruir do prazer de relaxar em meio à atmosfera tranquila da Praia do Patacho, com uma vista única.

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Fachada
© Bruno Lima

O uso de materiais rústicos e atemporais, explorados em todo o percurso do Hotel, no interior dos bangalôs, restaurante e áreas comuns dão o ar minimalista e contemporâneo do empreendimento. Foram incorporados elementos arrojados à paisagem que envolve o Hotel: revestimentos como pedra, madeira e aço Corten compõem nossa estrutura juntamente a itens como placas metálicas e vidro, dando vida a uma identidade arquitetônica singular.

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Cadeira, Mesa
© Bruno Lima

O aço Corten também dá nome ao nosso restaurante, todo revestido externamente pelo material. O volume, sob pilotis, dá a impressão de estar “flutuando” em cima da piscina comum, aproveitando uma vista panorâmica para a Praia do Patacho. No seu interior, piso em concreto polido, fechamento da escada em vergalhões, teto em ripas de madeira e parede com telas metálicas (aquelas que usamos como armadura de concreto armado) fazem o contraste com um banco laranja gigante que se destaca no ambiente.

Hotel Pedras do Patacho / HautLab - Cadeira
© Bruno Lima
Croquis 04

Um local pensado, desde sua concepção, para criar memórias – seja através da arquitetura, da gastronomia ou do atendimento – o Hotel Pedras do Patacho é garantia de que o hóspede terá, no mínimo, uma experiência diferente de tudo o que ele já viveu.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praia Patacho, Alagoas, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hotel Pedras do Patacho / HautLab" 09 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904704/pousada-pedras-do-patacho-hautlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.