Residência Comano / Attilio Panzeri & Partners

Residência Comano / Attilio Panzeri & Partners - Mais Imagens+ 31

Comano, Suíça
  • Arquitetos: Attilio Panzeri & Partners; Attilio Panzeri & Partners, De Molfetta & Strode
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  412
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bulthaup, Fils, Schenker Storen
  • Arquitetos Responsáveis: Attilio Panzeri & Partners team
  • Arquitetos Paisagistas: De Molfetta & Strode
  • Cidade: Comano
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Giorgio Marafioti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeta-se essa residência em um terreno encantador, nas colinas que posam como a coroa de Lugano, uma cidade suíço-italiana que conta com uma vista impressionante estendendo-se desde o lago de Lugano até as montanhas da alta Capriasca. 

© Giorgio Marafioti

Os critérios e a materialização da sua inserção foram objetos de longa reflexão.

A peculiar morfologia entre o terreno e a orientação, naturalmente em direção ao lago, nos convenceu a desenhar um bloco compacto que evitasse o acesso na parte posterior, permanecendo completamente aberto nos três lados restantes, priorizando o panorama. 

© Alessandro Crinari

Concebido como um monólito, foi posteriormente escavado onde era necessário esculpir os vazios designados para a habitação. 

© Giorgio Marafioti

Sobre a materialidade, a opção da cor para revestir o concreto é negra, utilizando fôrmas de madeira muito ásperas; não somente nas fachadas, mas também para escavar os vazios habitáveis. 

© Alessandro Crinari

Alcançar tal resultado não foi uma tarefa simples; somente foi possível por meio de uma ampla colaboração com engenheiros químicos e outros especialistas competentes na manipulação de materiais. Graças aos esforços de todos, após muitas tentativas, conseguimos o resultado desejado. 

Cortes

Apesar da opacidade material, as grandes aberturas permitem que a luz abundante invada suavemente seu interior e seja difundida por todas as partes. 

© Alessandro Crinari

A escada esculpida acentua deliberadamente a atmosfera escavada da grande massa. 

© Giorgio Marafioti

Prestou-se especial atenção no paisagismo que, graças a grande sensibilidade do nosso arquiteto, exalta nossa escolha de pano de fundo, chamando atenção para um solitário bloco imerso no verde.

A residência, finalizada em 2013, é habitada por uma família de quatro pessoas. 

© Giorgio Marafioti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Comano / Attilio Panzeri & Partners" [Villa Comano / Attilio Panzeri & Partners] 27 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903884/residencia-comano-attilio-panzeri-and-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.