Apartamento Salvador / Tria Arquitetura

Apartamento Salvador / Tria Arquitetura - Sofá, Mesa, CadeiraApartamento Salvador / Tria Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira, JanelaApartamento Salvador / Tria Arquitetura - Cadeira, PrateleiraApartamento Salvador / Tria Arquitetura - Mesa, DormitórioApartamento Salvador / Tria Arquitetura - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Tria Arquitetura; Tria Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art des caves, Arthur Decor, Codex Home, Colchao, Cold Control, DB5, Dpot, Enjoy House, Estúdio Marmore, Etel, FAS, Interbagno, LS selection, Leicht + Misura Eme, Lumini, Marché Art en Vie, Micasa, Móveis Russo, Oscar ono, Palimanan, +6
Apartamento Salvador / Tria Arquitetura - Sofá, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Modernizar o apartamento de 260m2 dos anos 90 era a premissa das arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, sócias do TRIA Arquitetura, para este projeto em São Paulo. O partido arquitetônico foi trocar os elementos datados, levar leveza à nova fase de vida da moradora e inserir tecnologia e inovação no projeto.

Axonométrica

O programa consiste em salas integradas com varanda, um canto para leitura, cozinha, área de serviço, dormitório e banheiro de serviço, biblioteca, suítes de hóspedes, suíte máster com closet integrado ao banheiro. O closet foi integrado ao banheiro da suíte máster afim de ampliar o ambiente e levar um ar de spa.

Apartamento Salvador / Tria Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, Cadeira
© Fran Parente

Para os interiores, partiu-se de uma paleta de cores claras e neutras para valorizar a luz natural e também permitir o destaque das obras de arte presentes no apartamento. Já os materiais escolhidos buscam levar aconchego e conforto ao novo lar. Em toda área íntima, por exemplo, foi usado piso de madeira, e no escritório e sala de tv foi feito um forro também em madeira para transmitir ainda mais conforto nesses ambientes. Para a área social foi escolhido um revestimento cimentício que funciona tanto para área externa quanto interna. Assim, as salas foram integradas com a varanda através do piso. No banheiro da suíte máster, seixos e plantas criam uma atmosfera tranquila de spa. O piso do banheiro também é de madeira até o limite do box, sendo um banheiro mais acolhedor e quente.

Apartamento Salvador / Tria Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Fran Parente
Planimetria
Apartamento Salvador / Tria Arquitetura - Bancada, Mesa, Pia, Janela
© Fran Parente

A escada antiga rígida foi substituída por uma escada mais leve revestida com dois materiais diferentes, os primeiros degraus em Dekton que incorporam em seu volume uma adega climatizada e a partir do quinto degrau os pisos são soltos revestidos em madeira, fazendo a transição de piso entre os dois pavimentos. A estrutura toda da escada foi refeita e recalculada executada em ferro que depois recebeu tais revestimentos. 

Apartamento Salvador / Tria Arquitetura - Mesa, Prateleira, Madeira, Cadeira, Bancada, Viga
© Fran Parente

Todo o apartamento ganhou automação a fim de levar mais eficiência ao morar. As cortinas, iluminação e ar-condicionado são direcionados pela incidência solar. Ao entardecer, as luzes vão acendendo gradativamente até anoitecer por completo. Na entrada social uma parede verde rebate com o jardim do terraço, criando uma relaxante e acolhedora galeria em meio a cidade grande.

Apartamento Salvador / Tria Arquitetura - Cadeira, Prateleira
© Fran Parente

“Procuramos eliminar todos elementos de transição. Ou seja, detalhamos as mudanças de piso de maneira que não existisse um elemento físico entre eles; detalhamos a transição entre as portas e paredes para eliminar os batentes tradicionais. Dessa maneira, fizemos com que as transições desaparecessem e tornassem o ambiente mais leve e harmônico”, explicam as arquitetas do TRIA.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Salvador / Tria Arquitetura" 15 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903881/apartamento-salvador-tria-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.