Caixa-Escada Malasaña / Mariana de Delás + Marcos Duffo

Caixa-Escada Malasaña / Mariana de Delás + Marcos Duffo - Mais Imagens+ 9

© Imagen Subliminal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é resultado de uma exploração sobre como crescer em altura utilizando o espaço mínimo do apartamento e a escada como facilitadora de atividades complementares. O cliente era proprietário de um apartamento de 46 metros quadrados com uma pequena escada que levava até a cobertura e que não era ventilada, sendo usada somente para isolamento e armazenamento. A proposta foi melhorar essa área abrindo-a para a sala principal, usando-a como um dormitório adicional para os hóspedes. 

© Imagen Subliminal
Planta - projeto reforma
© Imagen Subliminal

Criar uma nova conexão entre a área principal e o espaço superior inclinado converte-se no desafio central do projeto, já que ajuda a resolver diferentes problemas em só gesto. A escada resultante é, ao mesmo tempo, uma extensão do minúsculo banheiro, um suporte baixo para a TV, uma mesa alta, uma bancada elevada para um escritório e um pequeno espaço de exposição. As grandes peças de aço foram soldadas na oficina e trazidas para serem montadas no local, o que permitiu um nível de precisão ainda mais similar a uma peça gigante de móveis do que a uma escada. 

As barras de aço de 3 cm laqueadas em branco conferem ao conjunto uma sensação de leveza, enquanto os degraus de aço em tom rosado parecem flutuar no seu caminho até a parte superior. A porta do banheiro está parcialmente oculta por uma placa de aço perfurada que a separa da sala principal. Com todas as janelas dos apartamentos na mesma parede, era importante reduzir as divisórias sólidas para preservar uma boa ventilação e um alcance ótimo da luz solar. 

As portas de madeira autoportantes com vidro translúcido e uma porte de correr de madeira permitem uma grande flexibilidade de uso e diferentes configurações de planos, brindando assim luz natural à habitação e cozinha. Para compensar a pequena escala do apartamento e evitar uma sensação de confinamento, todas as paredes e pisos estão pintados de branco. Uma grande floreira de aço suspensa no exterior da janela principal estende o espaço interior para mais além da fachada, ocultando a vista dos vizinhos mais próximos. No espaço da cozinha, o painel de instrumentos é substituído por um espelho para poder ver a janela enquanto se cozinha. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Caixa-Escada Malasaña / Mariana de Delás + Marcos Duffo" [Stair-Case Malasaña / Mariana de Delás + Marcos Duffo] 28 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903854/caixa-escada-malasana-mariana-de-delas-plus-marcos-duffo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.