Pequeno Hotel no Castelo de OIA / Kapsimalis Architects

Pequeno Hotel no Castelo de OIA / Kapsimalis Architects - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Kapsimalis Architects; Kapsimalis Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Flos, FontanaArte, Foscarini, Gervasoni, HAY, Imperfetto Lab, Isomat, Moooi, Neve
© Giorgos Sfakianakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pequeno hotel está situado na parte noroeste da localidade tradicional de Oia, em Santorini, logo abaixo dos limites do seu antigo castelo medieval, com vistas ao mar, à ilha de Thirasia e ao famoso pôr-do-sol de Santorini. O acesso à edificação é feito por meio de um caminho principal escalonado que conecta o castelo com Ammoudi, seu antigo porto.

© Giorgos Sfakianakis

A edificação era uma residência construída no final do século XIX. No térreo havia um antigo forno de lenha, um estábulo, pequenos depósitos e um tanque de água da chuva, enquanto os dormitórios principais da residência estavam no pavimento superior. No começo do estudo, a edificação estava em um estado semi-arruinado com problemas estruturais e danos na sua fachada. 

© Giorgos Sfakianakis

Após um detalhado estudo da antiga edificação e seus elementos morfológicos-decorativos, a intervenção arquitetônica teve como objetivo a preservação absoluta da sua forma original e espaço interior, sem nenhuma alteração da sua identidade, sua integração na paisagem vulcânica e no antigo assentamento. Pequenas variações nos exteriores da edificação, como a construção de "superfícies de água", a modificação sutil das duas escadas principais, a adição de bancos construídos e a divisão de alguns interiores foram feitos de acordo com as necessidades do hotel. 

© Giorgos Sfakianakis

Com o uso da pedra vulcânica local nas paredes de contenção, o gesso cinza-marrom claro nas fachadas e piso e o cinza-escuro nas esquadrias de madeira, a edificação mistura-se suavemente com os materiais, cores e texturas que são encontrados no espaço circundante, quase como se desaparecesse nele. Oliveiras, uma palmeira na entrada do complexo, lavandas e tomilhos, plantas resistentes aos fortes ventos do norte, complementam seu entorno.

© Giorgos Sfakianakis

O complexo hoteleiro consta de três habitações de hotel no primeiro nível e duas no segundo nível, cada uma com sua entrada/pátio independentes e sua sala de estar/dormitório/closet abertos e banheiro. Na parte superior da edificação cria-se uma sala comum para os hóspedes do hotel. 

© Giorgos Sfakianakis

A plasticidade branca das antigas casas no térreo foi conservada e complementada por novos móveis feitos à mão. Por outro lado, foram ressaltadas as linhas definidas do espaço interior da antiga residência no pavimento superior, colocados móveis de madeira de cor escura feitos à mão e selecionando tábuas de madeira cor cinza-carvão para o solo. 

© Giorgos Sfakianakis
Corte 01
© Giorgos Sfakianakis

A construção dos muros de contenção para a formação dos espaços ao ar livre foi realizada por meio do uso de concreto armado e pedra local. O uso da técnica do "concreto projetado" nas superfícies internas e externas da edificação foi necessária para seu reforço estrutural e impermeabilização. As pedras e os tijolos isolantes do calor são utilizados para preencher as paredes, enquanto o gesso colorido é aplicado nas fachadas. O cimento tradicional é utilizado nas superfícies dos banheiros e cobertura. 

© Giorgos Sfakianakis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oia, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pequeno Hotel no Castelo de OIA / Kapsimalis Architects" [Small Hotel in OIA Castle / Kapsimalis Architects] 11 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903520/pequeno-hotel-no-castelo-de-oia-kapsimalis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.