Reforma em Gràcia / Sergi Pons

Reforma em Gràcia / Sergi Pons - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Sergi Pons architects; Sergi Pons
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Construção: Grup de reformes
  • Colaboradores: Anna Giralt, Ana Oliver
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando nossos clientes vieram até nós, nos deparamos com um pequeno armazém de dois pavimentos espremido entre duas empenas cegas no bairro de Gràcia, na cidade de Barcelona. A antiga estrutura havia sido construída como uma espécie de depósito durante os anos 60. Lidamos com um edifício industrial, construído a partir de paredes perimetrais sólidas, vigas de aço e lajes de tijolo maciço.

© Adrià Goula

O que preocupava os proprietários de antemão era falta de luz e iluminação natural dos espaços interiores. O antigo armazém estava completamente espremido entre duas empenas laterais e uma pequena viela na parte da frente, voltada para o norte. Partindo do pressuposto que o principal desejo de nossos clientes era transformar esta estrutura industrial, fria e escura em uma casa de família, luminosa e acolhedora, decidimos dividir o programa em duas partes.

© Adrià Goula
Corte
© Adrià Goula

Primeiramente, decidimos implantar os quartos no térreo, assim como os banheiros e os espaços de apoio, aproveitando a luz oriunda dos pequenos pátios já existentes. Posteriormente, projetamos a cozinha e a sala de estar e jantar para ocupar o segundo pavimento.

Planta - Térreo

Utilizamos duas estratégias básicas para maximizar as condições de iluminação natural dentro da casa. De um lado abrimos um novo pátio interno no primeiro pavimento, entre a cozinha e a sala de jantar, e por outro lado decidimos aumentar o pé direito, alçando a laje de cobertura da sala de estar de forma a criar uma grande abertura que dá acesso à cobertura, criando um espaço amplo e generoso.

© Adrià Goula

Alteramos substancialmente as fachadas do edifício de modo que a frente para a rua principal apresenta uma base sólida, construída em tijolo maciço, enquanto que o volume superior se apresenta de forma muito mais abstrata e leve, com revestimento de madeira.

Planta - 1º pavimento
Planta - 2º pavimento

Ao longo de todo o projeto estivemos muito atento aos detalhes de paisagismo, incorporando detalhes particulares em cada espaço da casa: trepadeiras nos pátios internos do térreo; um limoeiro no pátio entre a cozinha e o jantar; e na cobertura utilizamos plantas maiores para garantir uma maior intimidade de seus moradores. Deste modo, a cobertura funciona como mais um jardim da casa, criando um espaço extra, aberto e aconchegante.

© Adrià Goula

Os pisos foram executados em madeira de carvalho natural no térreo, em concreto polido na cozinha e banheiros enquanto que as paredes foram cobertas com um papel de parede “Cordonné”, deixando em alguns momentos, áreas aparentes que decidimos pintar de branco para suavizar o caráter bruto e industrial do antigo armazém.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma em Gràcia / Sergi Pons" [Reforma casa en Gràcia / Sergi Pons] 03 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902812/reforma-em-gracia-sergi-pons> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.