Casa Campo Lago / Echauri Morales Arquitectos

Casa Campo Lago / Echauri Morales Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Zapopan, México
  • Arquitetos: Echauri Morales Arquitectos; Echauri Morales Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  461
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Construlita
  • Construção: Arq Omar Gómez Negrete
  • Cálculo Estrutural: Vicalc Ingeniería
  • Arquitetos Autores Da Obra: Álvaro Morales Hernández, Miguel Echauri Corona
  • Equipe De Projeto: Arq. Douglas Rodríguez Perea. Arq. María José García Morales
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Carlos Díaz Corona

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois volumes deslocados e separados por um feixe de luz que aloja um pátio e a entrada compõem esta residência unifamiliar de dois pavimentos com três dormitórios, salas de estar e jantar, cozinha e programas complementares que conseguem incorporar a paisagem circundante por meio da transparência e dos vazios.

© Carlos Díaz Corona
Planta Térreo
© Carlos Díaz Corona

A ideia principal desta casa surge do deslocamento de dois volumes antagônicos, o primeiro representando a matéria: fechado de concreto disposto de forma horizontal na parte que confronta a rua, resguardando a casa, o volume deste corpo recebe os dormitórios secundários no pavimento superior e os programas públicos no térreo. O segundo volume se contrapõe a este por sua transparência: representa a luz, a penetração do exterior e o vazio. Disposto de forma vertical, se abre para as áreas públicas abrigando o dormitório principal no pavimento superior, além da cozinha e salas de estar e jantar no térreo, criando uma conexão com a paisagem e as varandas externas.

© Carlos Díaz Corona
Planta Superior
© Carlos Díaz Corona

A partir da rua, se confronta a casa por meio de um caminho material que leva à entrada, rodeando um corpo fechado de concreto. Ao abrir a porta, um pé-direito duplo recebe o visitante que se depara com um jardim, criando uma sensação de interior-exterior. Ao lado direito está um corredor e área de serviços, seguido pelas circulações verticais e depois, ao cruzar um corredor, o volume transparente. Nele, o espaço se abre para as áreas públicas, cozinha e sala de jantar e depois convida a passar a área de estar, que se conecta às varandas e ao jardim. No pavimento superior, acessado pela circulação vertical, ao lado esquerdo estão os dormitórios secundários, protegidos por um volume hermético, em oposição ao dormitório principal que é acessado por um corredor que, por um lado passa pelo pé-direito duplo da entrada e, por outro, se abre ao jardim do térreo. O final dessa circulação leva ao dormitório principal, que tem vistas para a cidade.

© Carlos Díaz Corona

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Campo Lago / Echauri Morales Arquitectos" [Casa Campo Lago / Echauri Morales Arquitectos] 29 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902767/casa-campo-lago-echauri-morales-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.