Residência em Mendiolaza / Morini Arquitectos

Residência em Mendiolaza / Morini Arquitectos - Mais Imagens+ 28

Mendiolaza, Argentina
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto muito especial, assim como são seus moradores. Nossos clientes tinham muito claro aquilo que queriam e aquilo que não queriam desde o princípio, facilitando muito o trabalho dos arquitetos.

© Gonzalo Viramonte

Localizado em um terreno repleto de árvores, nos parecia um pecado ter de remover qualquer uma delas para implantar a casa, assim decidimos por ocupar apenas a pequena clareira deste bosque verde. Depois de escolher o lugar para construir, a principal solicitação dos nossos clientes era uma casa onde fosse possível experimentar a natureza do jardim como parte dos espaços internos, um espaço plenamente conectado de dentro pra fora e vice e versa. O resultado disso se materializou em uma casa totalmente introvertida e misteriosa em relação a rua, porém extrovertida e aberta para o pátio.

© Gonzalo Viramonte
Corte AA
© Gonzalo Viramonte
Planta
© Gonzalo Viramonte

Desde o primeiro momento pensamos em criar um grande muro junto à rua, a partir do qual fomos adicionando pequenas peças/espaços para abrigar o programa. Inicialmente tínhamos apenas um grande volume, mas com o desenvolvimento do projeto decidimos por construir outros dois (estar/jantar/cozinha, quartos e garagem). A ideia de fragmentar o programa em pequenas peças surgiu do estilo de vida do jovem casal e como ele tende a transformar pouco à pouco ao longo do tempo. Com certeza, a organização e as necessidades de uma família vai se transformando ao longo dos anos, por isso concebemos uma casa onde é possível agregar outros módulos, porém de forma estruturada para que não se perca a essência original do projeto.

© Gonzalo Viramonte

O resultado final se materializa em uma série de espaços de transição, da leveza da chapa metálica do exterior a solidez do concreto aparente no interior, do preto ao branco, da opacidade da fachada junto à rua para a completa transparência dos espaços interiores conectados ao jardim.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Mendiolaza / Morini Arquitectos" [La Negrita / Morini Arquitectos] 24 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902367/residencia-em-mendiolaza-morini-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.