Arquitetura em curtas: ciclo de curtas-metragens sobre inovação e tendências em arquitetura contemporânea.

Lançada o ano passado em Espanha e apresentada pela primeira vez internacionalmente em Itália (Milão), durante a Semana do Design de Milão, a iniciativa Arquitetura em Curtas é um ciclo de curtas-metragens sobre inovação e tendências em arquitetura contemporânea. O objetivo: promover o vídeo como meio de narrar os processos arquitetónicos.

A iniciativa Arquitetura em Curtas irá decorrer pela primeira vez em Portugal a 4 (quinta-feira) e 5 (sexta-feira) de outubro de 2018, no âmbito do 2º aniversário do MAAT. Patrocinada pela Isopan e com o apoio do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa (MAAT), a Arquitetura em Curtas propõe um ciclo de curtas-metragens sobre inovação e tendências em arquitetura contemporânea. Criada em Barcelona, pela agência de comunicação B&S, a iniciativa baseia-se numa ideia de Andrea Sassi. Com curadoria de Dario Furente, Arquitetura em Curtas tem como objetivo fomentar o vídeo como um novo meio de narrar os processos arquitetónicos.

Ao contrário da fotografia, que durante muito tempo foi a única forma não-verbal de descrever a arquitetura, as imagens em movimento permitem-nos não só mostrar o resultado final de um projeto, mas também analisar as ideias subjacentes, a sua interação com o ambiente e o seu impacto na sociedade. Com os smartphones e as redes sociais, a tecnologia audiovisual é agora mais pervasiva que nunca, e a primeira edição portuguesa deste evento procura promover o debate sobre esta nova forma de olhar para a arquitetura. Depois da exibição da primeira curta-metragem, Terramotourism, haverá um debate, presidido pelo docente de geografia Luís Filipe Gonçalves Mendes, uma figura proeminente da Universidade de Lisboa. Para assistirem às curtas-metragens, os visitantes devem inscrever-se online, em www.arquiteturaemcurtas.com

Programa dia 4 e 5 de outubro 2018

Terramotourism
Realização: Left Hand Rotation

A 1 de novembro de 1755 um terramoto destruiu completamente a cidade de Lisboa. Hoje, a cidade treme novamente, abalada por um sismo turístico que transforma a cidade à velocidade da luz. Realizado pelo coletivo Left Hand Rotation, "Terramotourism” é um retrato subjetivo de Lisboa e a sua transformação ao longo dos últimos anos devido ao fenómeno da gentrificação turística.

Hyper-Reality
Realizador: Keiichi Matsuda

Hyper-Reality apresenta uma nova visão provocadora e caleidoscópica do futuro, onde as realidades físicas e virtuais se fundiram, e a cidade está saturada de meios de comunicação.

Roca Beijing Gallery
Realização: MadArchitects

Ma Yansong concluiu recentemente a nova loja da Roca em Pequim. O novo edifício apresenta uma dupla fachada para a cidade, com uma enorme janela exterior, através da qual podemos ver um gigantesco ecrã LED. A essência do Roca Beijing Gallery é a interação, quer com a natureza quer a um nível humano. A fachada de vidro do edifício oferece uma janela para o ambiente urbano que o rodeia. No seu interior, os enormes ecrãs LED exibem as condições climáticas em tempo real e de uma forma visualmente poética.

Elevation
Realizadores: Marcus Fairs e Oliver Manzi

De acordo com um documentário de Dezeen, os drones irão transformar as cidades, revolucionando o modo como viajamos, entregamos produtos e concebemos e construímos edifícios.

Cliff house
Realizador: Jesús Granada

O gabinete de arquitetura GilBartolomé projetou a “Casa del Ancantilado” (Casa na Falésia), uma moradia construída numa falésia que parece um dragão a emergir do seu covil.

Villa Sul palazzo
Realizador: Alfonso Calza

Uma casa situada em “Villa Carrega”, num edifício construído em 1912 pelo engenheiro Giovanni Battista Milani como alojamento para o Príncipe Carrega na cidade de Roma.

Refugio en la viña
Realizador: Alfonso Calza

A casa situa-se no município de Fontanars, nos arredores da povoação, rodeada por grandes áreas. O projeto procura a maior integração ambiental e paisagística possível, devido à sua localização fronteiriça entre uma área de pinhais e os campos de vinhas, diluindo-se praticamente na vegetação.

The future of cities.
Realizador: Oscar Boyson

O documentário de Oscar Boyson é um olhar sofisticado sobre problemas e soluções nos centros das cidades de todo o mundo.

Centro Cultural de Castelo Branco
Realizador: Adriá Goula

Centro Cultural de Castelo Branco, um edifício que flutua, apoiado em dois pilares, sobre a praça da cidade, o Largo da Devesa.

Hotel Ohla Eixample
Realizador: Adriá Goula

Um anódino edifício de escritórios dos anos 70, sem altura livre suficiente entre pisos, mas ao mesmo tempo mais alto do que a atual lei permite, construído sobre túneis ferroviários que sujeitavam o edifício a um nível de vibração insuportavelmente elevado. A cerâmica foi a escolha para a fachada, um material com uma forte ligação à história da cidade de Barcelona, à qual se acrescentou um valor extra: música.

Landskating
Realizador: Kike Barberà

Landskating é um documentário em curta-metragem produzido pelos arquitetos Sergi Carulla e Oscar Blasco. Uma antiga zona de patinagem, um jardim esquecido debaixo de pontes e a reconstrução de uma pista de skate num bairro operário são os cenários onde se desenrola o documentário Landskating. A narrativa paralela dos processos de construção de três novos espaços públicos na cidade de Barcelona explica como territórios outrora marginalizados foram inseridos no tecido urbano, respeitando o lugar, as suas memórias, pessoas e vida quotidiana.

House 712
Realizador: Adriá Goula
A casa era para um jovem casal sem filhos e tinha alguns requisitos programáticos iniciais bastante convencionais (uma garagem, três quartos, um escritório, etc.). Ao longo da conceção do projeto, os requisitos dos clientes tiveram de ser redefinidos para que o preço final pudesse baixar, ao mesmo tempo que se respeitava a maioria das especificações do casal, do terreno e do contexto (socioeconómico). Durante este processo o custo foi reduzido para 65%.

Mixed Uses
Realizador: Adriá Goula

O 1º de uma série de 6 vídeos sobre os edifícios de Usos Mistos em Barcelona para a Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul 2017.

Arena
Realizador: Joao Salaviza

Um jovem em prisão domiciliária num dos bairros mais perigosos de Lisboa passa o seu tempo da melhor forma que pode, a fazer tatuagens. A sua paz relativa é estranhamente perturbada quando é atacado e assaltado por três miúdos do bairro. O filme venceu a Palma de Ouro, na categoria Curtas-Metragens, em 2009.

Scale 1:5
Realizadores: Patricia Tamayo e Albert Badia.

Uma série documental sobre o processo criativo do gabinete de arquitetura Flores & Prats Architects, em interação com convidados especiais, como Curro Claret, Antoni Miralda, Soraya Smithson, Sergi Belbel e Toni Casares.

Tetos e paredes, portas e janelas, pavimentos, escadas e mobília, cada episódio questiona um aspeto do trabalho paciente e da reutilização adaptativa para o edifício existente se transformar na nova Sala Beckett, com entrevistas e conteúdos exclusivos.

BH 120 anos
Realização: Left Hand Rotation

Em 12 de dezembro de 2017, comemoraram-se 120 anos sobre a data em que a cidade de Belo Horizonte foi fundada, com base no princípio da expulsão.
Em 1897, o arraial Curral del Rey foi destruído para dar lugar a uma capital pensada para atrair as elites. Os seus habitantes originais foram deslocados sem uma alternativa que lhes permitisse permanecer nas áreas revalorizadas desta nova cidade.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

  • Título

    Arquitetura em curtas: ciclo de curtas-metragens sobre inovação e tendências em arquitetura contemporânea
  • Tipo

    Festival / Bienal
  • Website

  • Organizadores

  • De

    04 de Outubro de 2018 05:00 PM
  • Até

    05 de Outubro de 2018 07:00 PM
  • Onde

    MAAT Museo Arte Arquitetura Tecnologia Lisboa
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetura em curtas: ciclo de curtas-metragens sobre inovação e tendências em arquitetura contemporânea." 19 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902329/arquitetura-em-curtas-ciclo-de-curtas-metragens-sobre-inovacao-e-tendencias-em-arquitetura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.