GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho

GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 2 de 48GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 3 de 48GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 4 de 48GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 5 de 48GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Mais Imagens+ 43

  • Equipe: Gabriela Coelho, Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia e Thiago Rodrigues, Julia Seródio, Pedro Luna, Renato Assada, Juliana Marcato
  • Paisagismo: Teco Paisagismo
  • Iluminação: LDArti
  • Instalações: Guimaro e Associados
  • Engenharia Estrutural: Stec Engenharia
  • Engenharia Hidráulica: Proassp
  • Coordenação: Fabio Carone
  • Construtora: Sigla Construtora
  • Metallic Structure Construction: Skylight
  • Filme: FPS Filmes
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 20 de 48
© Maíra Acayaba
GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 2 de 48
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma grande galeria para acolher os itens de um colecionador de objetos, carros e artes, onde o próprio espaço configurasse um objeto de sua coleção. O programa contempla uma garagem para os carros, galerias de exposição para as mais diversas coleções, escritório familiar, atelier/oficina, academia e canil. Desenvolvido pelo SuperLimão em parceria com a arquiteta Gabriela Coelho, tem como partido uma arquitetura industrial, concebida em módulos de contêineres marítimos e estruturas metálicas.

GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 12 de 48
© Maíra Acayaba

Uma característica importante que difere o projeto do que estamos acostumados a ver em containers é que ele é totalmente adaptado ao nosso clima, utilizando ao máximo técnicas passivas de forma a maximizar a eficiência energética, e tirar partido do reaproveitamento de materiais, como os próprios containers. Todos os ambientes possuem janelas em três diferentes alturas, o que permitem não só uma ventilação cruzada, mas também otimizam a convecção em dias sem vento.  As paredes externas receberam tinta cerâmica, que em conjunto com o telhado verde, criam uma grande inércia térmica que mantém o ambiente interno agradável mesmo sem o uso de equipamentos de condicionamento.  Eles existem porem só são ligados no auge do verão. Todas as áreas possuem iluminação natural, seja através de janelas ou claraboias.

GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 11 de 48
© Maíra Acayaba

A implantação, e partido do projeto, acomoda conexões e campos de visões em diversos níveis, uma vez que jardins intermediários conectam os 3 principais pavimentos: nível da rua, térreo e laje jardim. A disposição do térreo consiste em dez containers entrelaçados formando um eixo central. As coberturas foram reforçadas para receber jardins de forma que, olhado em planta, o projeto mimetiza o entorno e parece uma grande praça. Porém, na verdade, os containers, assim como lajes adjacentes, foram dispostas em diferentes níveis, e janelas permitem a visão entre essas áreas, o que hora é piso vira cobertura e vice-versa criando uma experiência espacial digna das gravuras de Escher.

A principal conexão dos containers cria um grande eixo de circulação central que foi tratado como uma galeria. Nas paredes internas foi desenvolvido um grid metálico, que pode receber painéis de madeira ou chapa expandida, criando grande flexibilidade na forma de expor as coleções. As paredes de chapa de Aço Corten, assim como o piso original dos containers foram restaurados e deixados a vista. O atelier foi revestido com chapas de OSB que permitem a fixação de ferramentas e maquinários.

GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 15 de 48
© Maíra Acayaba

O escritório e formado por quarto containers e entre eles existe uma área livre diretamente conectada com a garagem, onde é possível através de um elevador de carros expor um dos modelos trazendo a coleção para o dia dia. A garagem é um grande vão, sustentado por apenas dois pilares o que otimiza a exposição dos carros. No centro um girador auxilia nas manobras do dia a dia, permitido um  acesso fácil aos carros facilitando a utilização e manutenção.

GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 4 de 48
© Maíra Acayaba

As cortinas de concreto foram deixadas a mostra, assim como a estrutura metálica de reforço, e infraestrutura das instalações.  A entrada e fechada por um portão de correr com tela perfurada e o fundo aberto e possui um talude completamente coberto de plantas, isso permite uma boa iluminação natural e
ventilação, mesmo estando semi-enterrada. O piso externo e totalmente permeável, e foi executado com material drenante monolítico que não utiliza juntas de dilatação. A casa possui reaproveitamento de água de chuva assim como um cisterna de grande capacidade. A caixa  d'água que é um container tanque colocado na posição vertical.

GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 47 de 48
Axonometria Explodida

O paisagismo foi criado pensando em diferentes biomas, de forma que nos níveis inferiores temos uma vegetação mais densa e tropical e na cobertura que tem grande incidência de sol, a vegetação é mais árida e adequada ao microclima. O projeto luminotécnico, priorizou alternativas expográficas, de forma a valorizar as peças expostas e ao mesmo tempo criar grande flexibilidade.

GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho - Imagem 6 de 48
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho" [GSC / SuperLimão + Gabriela Coelho] 12 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901982/gsc-superlimao-studio-plus-gabriela-coelho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.